Para verificar o nível psicomotor dos alunos foi utilizado os testes de equilíbrio estático (apoio retilíneo), equilíbrio dinâmico (marcha controlada), noção do corpo (reconhecimento direita-esquerda), estruturação espaço-temporal (estruturação rítmica), praxia global (coordenação óculo-manual), praxia global ( ...
São 7 os fatores psicomotores (tonicidade, equilíbrio, lateralidade, noção de corpo, estruturação espácio-temporal, motricidade grossa e fina) que vão surgindo e cujo o seu desenvolvimento global é fundamental para uma aprendizagem e ritmo de desenvolvimento típico!
A psicomotricidade entende o movimento como algo significativo e intencional, uma manifestação humana de expressão própria. Nesse sentido, a psicomotricidade infantil pode ser entendida como um suporte para a criança tomar consciência de si própria, de seu corpo e do espaço que ocupa no mundo.
tonicidade: É a que indica o tônus muscular, exerce um papel de suma importância no desenvolvimento motor da criança. Ela garante, além das atitudes, todos os sentidos de postura, mímicas e emoções de onde vêm as atividades motoras. ... Abrange o controle postural e de locomoção.
Mora (2004) evidencia que durante o processo de ensino e aprendizagem, são utilizados alguns elementos básicos da psicomotricidade, dentre eles os mais utilizados: lateralidade, orientação espacial e temporal, esquema corporal e coordenação motora.
A concepção da psicomotricidade no campo da prática e da investigação científica na atualidade é que o homem não é um ser estático e está sempre em movimento no mundo interno ou externo.
A Psicomotricidade vem sendo mais discutida na atualidade através da sua aplicação em diferentes áreas práticas e vertentes teóricas como um meio de desenvolver os aspectos psicomotores: tonicidade, postura, lateralidade, orientação espaço-temporal, coordenação motora global e fina, equilíbrio, ritmo, respiração, ...
O desenvolvimento psicomotor através da dança O desenvolvimento psicomotor caracteriza-se pela maturação que integra o movimento, o ritmo, a construção espacial, o reconhecimento dos objetos, das posições, a imagem do nosso corpo e a palavra.
Atualmente, na Psicomotricidade, existem três campos de atuação: reeducação, terapia e educação. ... Assim, a Psicomotricidade atua proporcionando ambientes que estimulem as vivências corporais, ou seja, buscando desafiar os alunos, atingindo suas zonas de desenvolvimentos, como defende Vygotsky.
São considerados como eixos de atuação do psicomotricista os seguintes campos de trabalho: a) A psicomotricidade educacional, voltada para escolas e instituições de ensino; e a psicomotricidade hospitalar, referente às atividades para hospitais, clínicas e espaços de saúde.
O psicomotricista observa seu paciente, estimula-o a alcançar novos limites e trabalha de forma lúdica a fim de entender os aspectos emocionais que possam ter impacto no desenvolvimento. Além de escolas, os psicomotricistas atuam em hospitais e clínicas, com crianças, jovens, adultos e idosos.
Na coordenação motora fina, verificamos o uso de músculos pequenos, como os das mãos e dos pés. Ao desenhar, pintar ou manusear pequenos objetos, a criança realiza movimentos mais precisos, delicados, e desenvolve habilidades que a acompanharão por toda a vida.
Como estimular a coordenação motora fina
Coordenação motora grossa: envolve habilidades menos delicadas, como pular, subir e descer escadas. ... Coordenação motora fina: relaciona-se com habilidades mais delicadas, como desenhar, pintar e manusear objetos pequenos. Nesse caso, observa-se um envolvimento de pequenos músculos.
A coordenação motora ampla está relacionada com a habilidade de movimentar, de forma eficiente, as articulações e os músculos do corpo, por meio de comandos programados do cérebro. Trata-se da primeira coisa aprimorada na criança, desde os meses iniciais de vida até a Educação Infantil.
Veja como cada uma delas funciona:
Coordenação Motora Grossa – Envolve principalmente grandes grupos musculares, podendo ser desenvolvida a partir da prática de atividades físicas. Coordenação Motora Fina – Relaciona-se com atividades que exigem muita precisão, envolvendo músculos menores.
Como forma de avaliar o nível de coordenação motora, um dos métodos propostos é a utilização do teste KTK (Körperkoordinationstest für Kinder), proposto por Gorla e Araújo (2007). O teste é composto por quatro provas, utilizando as mesmas tarefas de coordenação para várias idades.
A coordenação motora diz respeito à capacidade do cérebro de equilibrar os movimentos do corpo, mais especificamente dos músculos e das articulações. O desenvolvimento da coordenação permite dominar o ambiente, propiciando manuseio dos objetos. ...
Talvez você não saiba, mas foi o movimento de pinça que permitiu ao homem a realização de trabalhos manuais, auxiliando inclusive durante o processo evolutivo da espécie no manuseio e construção de artigos de caça e demais ferramentas.
Como estimular o movimento de pinça dos dedos?
Coloque objetos pequenos, como uma bolinha de papel, próximos da criança para que ela possa pegá-los juntando o polegar ao dedo indicador, como uma pinça. Mas fique atento para que ela não coloque esses objetos na boca e corra o risco de engoli-los.
Brincadeiras motoras / atividades motoras Brinquedos sonoros, caixas de papelão são elementos desafiadores significativos para a aprendizagem. A atividade vai ajudar a criança a construir a consciência corporal, exercitando o equilíbrio e fortalecendo o tônus muscular.
Atividades para promover o controle do equilíbrio incluem fazer a pessoa permanecer nas posturas sentada, semi ajoelhada ou em pé, sobre uma superfície firme, podendo:
Por isso, uma dica para estimular a psicomotricidade é colocar o seu filho em frente a um espelho, a uma curta distância, na qual ele consiga se ver por inteiro. Sente-se com o seu pequeno e levante os braços dele apontando para o movimento do espelho.
Os objetivos da psicomotricidade são melhorar os movimentos do corpo, a noção do espaço onde onde se está, a coordenação motora, equilíbrio e também o ritmo. Estes objetivos são alcançados através de brincadeiras como correr, brincar com bolas, bonecas e jogos, por exemplo.
Atividades como amarelinha, boliche e cirandas, que estimulam o movimento do corpo em determinado espaço estimulam o desenvolvimento dessa área psicomotora.
Os aspectos trabalhados na psicomotricidade
A psicomotricidade ajuda a criança a desenvolver outros aspectos importantes como a atenção, a percepção de espaço, a compreensão do próprio corpo, a própria comunicação além dos fatores emocionais importantes para crianças de 0 na 6 anos.