Como trabalhar a leitura de imagens em sala de aula O professor deve, em primeiro lugar, escolher uma imagem que esteja dentro do contexto do seu plano de aula, deixando que os alunos deem sua opinião sobre a imagem que estão observando sem influenciá-los.
Esclarece Ana Mae Barbosa (2008:16), “dentre as artes, a arte visual, tendo a imagem como matéria-prima, torna-se possível a visualização de quem somos, onde estamos e como sentimos.” O estudo das artes visuais contempla a imagem como fonte de informação e conhecimento.
A IMPORTÂNCIA DA IMAGEM NO ENSINO DA ARTE... ... A crítica de arte desenvolve a habilidade de ver e não apenas olhar as qualidades que constituem o mundo visual, um mundo que inclui e excede as obras de arte. A história da arte ajuda as crianças a entender algo do lugar e tempo nos quais as obras de arte são situadas.
Ninguém dá valor à arte fotográfica pelos mesmos motivos pelos quais hoje ninguém dá valor ao teatro (uma manifestação beeeeeem mais antiga) ou à pintura (mais antiga ainda). Ou à música, ou à dança ou a qualquer outra que você consiga imaginar. A arte perdeu seus papéis fundamentais para a sociedade.
Verificado por especialistas. Sim, a fotografia passou a ser uma forma de "capturar" a realidade, de forma mais rápida e fiel do que a pintura. ... As técnicas de pintura passam a incentivar a mistura das cores na tela, devido a velocidade que era necessário que fossem pintadas.
A foto em si seria apenas uma cópia, um registro do mundo real, e para obtê-la era necessário somente clicar em um botão. Não se considerava a subjetividade do olhar artístico de quem o apertava, ou o conhecimento técnico necessário para obter os efeitos desejados.
A fotografia era mais rápida, mais realista e permitia a multiplicação de uma única imagem, contudo, não fez com que a pintura perdesse o seu estatuto. ... As técnicas pictóricas passaram a ser mais fluidas, livres e espontâneas uma vez que as reproduções mais fidedignas podiam ser obtidas com a fotografia.
As décadas de 1820 e 1830 marcam o surgimento dos primeiros processos fotográficos, após um longo período de gestação, que durou alguns séculos. é através da fotografia que arte e ciência provocaram seus efeitos mais impressionantes sobre o pensamento do homem comum contemporâneo. ...
Resposta: a fotografia afetou a pintura por ser mais fácil e poder multiplicar as imagens mais rápido.
Resposta: A exposição de uma cópia do quadro Sono de antíope (ao lado), do pintor italiano renascentista Correggio (c. 1439 – 1534), na Galeria Ducasble, causou polêmica no Recife, em 1885.
Mas foi só no século XX que a fotografia conheceu seu verdadeiro apogeu! ... Após a primeira guerra mundial, a fotografia se tornou um meio de imortalizar as mudanças na sociedade e a reconstrução do povo durante o período entre as duas guerras.
A fotografia é a responsável pelo surgimento do cinema e da televisão. Outros dois grandes meios de comunicação importantíssimos para a sociedade. ... Assim que a fotografia foi inventada principiou a mudar a história do mundo, proporcionando a todos um instrumento importante na busca da própria identidade.
a – ( ) Pela curiosidade humana em novas descobertas, junto a necessidade de maior conforto para os retratos.
Chamamos de Fotografia as técnicas de captação, criação ou registro de imagens feitas mediante exposição luminosa em superfície sensível. A primeira fotografia de que se tem registro foi tirada na França, em 1826, por Joseph Nicéphore Niépce.
Joseph Nicéphore Niepce
Joseph Nicephore Niepce
1826
Joseph Niépce
Louis Jacques Mandé Daguerre
"View from the Window at Le Gras", este foi o nome dado para a primeira fotografia da história. A tradução do título faz referência a imagem feita a partir da janela do inventor francês Joseph Nicéphore Niepce em 1826 na cidade de Saint-Loup-de-Varennes, na França.
Joseph Niépce
Em 1976, o fotógrafo e professor Boris Kossoy divulgou em um simpósio nos EUA a pesquisa que resultou na primeira edição de seu livro, "Hercule Florence - A descoberta da fotografia no Brasil", lançada em 1980.
Falando em primeiras fotografias, a primeiríssima foto tirada em solo brasileiro é de 1840. Louis Compte, um capelão de um navio-escola francês que havia aportado no Rio de Janeiro, estava apenas de passagem pelo país e carregava consigo o seu daguerreótipo.
Antigamente, para captar uma foto, era preciso um longo tempo de exposição. O que podia varias de 5 a 30 minutos. Isso, meia hora lá, paradinho, respirando calmamente, só para ter sua imagem registrada.