“Entende-se por Políticas Públicas “o conjunto de ações coletivas voltadas para a garantia dos direitos sociais, configurando um compromisso público que visa dar conta de determinada demanda, em diversas áreas.
A Psicologia tem demonstrado historicamente seu compromisso social atuando no debate e na constituição das políticas públicas, seguindo seu percurso de modo a aprofundar as relações e as análises sobre o universo das políticas de forma crítica, sem transformar o sujeito de suas práticas em objeto, o que é muito comum ...
Essa inserção dos psicólogos nas políticas públicas demonstra maior compromisso com a população. ... Com relação às políticas públicas de saúde, a psicologia atua com foco na atenção, promoção, prevenção de saúde, não apenas nos casos de doença, mas nas ações que visam a melhoria da qualidade de vida da população.
A atuação de assistentes sociais e psicólogos/as na Política de Assistência Social requer a constru- ção de uma prática político-profissional capaz de aceitar o pluralismo e de tomar decisões “pau- tadas nos princípios e valores estabelecidos nos Códigos de Ética Profissional” (CFESS, 2007).
Propõe superar o assistencialismo e organizar os serviços, visando as “seguranças básicas” de cidadania: sobrevivência (renda e autonomia); acolhida (inserção na rede de serviços e provisão das necessidades humanas); convívio familiar, comunitário e social; desenvolvimento da autonomia individual, familiar e social; e ...
Salário de um psicólogo por especialidade