A oncologia hematológica é uma sub-especialidade médica da Oncologia que também pode se apresentar com os nomes de onco-hematologia ou hematologia oncológica, sendo que a hematologia é a especialidade médica responsável por tratar de doenças e condições relacionadas ao sangue, enquanto a oncologia cuida de cânceres no ...
A hemato-oncologia faz parte da Hematologia relacionada com os processos oncológicos que têm origem nos órgãos responsáveis pela formação do sangue e nos gânglios linfáticos. Um tumor hematológico (linfoma, leucemia, mieloma, etc) é, portanto, diferente de um tumor sólido (mama, cólon, etc).
O sangue, assim como tudo que desempenha funções no organismo, também pode ser atingido por doenças, e o especialista que cuida desses problemas é o hematologista. A hematologia é a área da medicina que estuda todos os componentes relacionados ao sangue: glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas.
O exame hematológico é feito através de um hemograma, que é um exame de sangue completo que avalia a saúde do corpo humano de maneira geral. Através do hemograma, é possível detectar a presença de desordens como anemia, infecções e leucemia.
O principal exame realizado é o hemograma, que pode detectar as três principais e mais comuns doenças no estudo da hematologia: alteração dos glóbulos vermelhos, brancos e plaquetas.
O coagulograma é um exame de sangue capaz de diagnosticar uma série de complicações hemorrágicas, já que ele avalia entre outras coisas, o nível de coagulação do sangue.