Wilhelm Steinitz
"Há muito tempo existiu um reino chamado Xadrez. Era um país próspero, onde todo mundo convivia em paz e harmonia. ... O nome do monarca era R, mais conhecido como rei do Xadrez. R estava casado com D, a quem também chamava de a dama do Xadrez.
Europa
Na origem do xadrez, tinha-se oito peças: o rei, o barco (torre),o elefante (cavalo), o vizir (bispo) e quatro soldados.
Teóricos do enxadrismo desenvolveram várias estratégias para se atingir este objetivo, embora não seja um fato muito comum em jogos oficiais, pois os jogadores em grande desvantagem ou percepção de iminência da derrota têm a opção de abandonar (desistir) a partida, antes de receberem o mate.
Cada peça se movimenta de maneira diferente:
O xadrez é um jogo para duas pessoas em um tabuleiro com 64 casas. Cada jogador dispõe de um conjunto igual de 16 peças que Há seis tipos diferente de peças e cada uma delas tem regras distintas de movimento e captura. O objetivo do jogo é dar o xeque-mate, isto é, ameaçar o Rei do oponente com uma captura inevitável.
Cada um é representado por peças de cores opostas, geralmente são utilizadas pretas e brancas. O objetivo do jogo é conquistar o “rei” de seu adversário. ... As peças são compostas de oito peões, duas torres, dois cavalos, dois bispos, uma rainha e um rei.
Movimenta-se em diagonal, não podendo pular peças intervenientes, e captura tomando o lugar ocupado pela peça adversária.
Ele pode andar duas casas na horizontal e uma na vertical, ou duas na vertical e uma na horizontal, uma na horizontal e duas na vertical, e assim por diante.
O Rei é a peça mais importante do xadrez ocidental, cuja captura é o único objetivo do jogo. ... Esses gestos são considerados opcionais segundo as leis do jogo. A sua movimentação consiste no deslocamento de uma casa na direção horizontal, vertical ou diagonal, desde que ela não esteja sob ataque adversário.
O reiEditar O rei pode capturar qualquer peça adversária, desde que ela não esteja protegida. A captura se dá da mesma forma que o movimento: a peça tem que estar em uma casa vizinha ao Rei, seja na mesma linha, na mesma coluna, ou na mesma diagonal.
Um Rei solitário é uma situação no jogo de xadrez onde o enxadrista fica apenas com o Rei sobre o tabuleiro enquanto as outras peças foram capturadas. ... Se ambos os jogadores estão com o Rei solitário, o resultado também é um empate.
Se um peão chegar do outro lado no tabuleiro do xadrez ele será promovido a rainha ou torre ou bispo ou cavalo, normalmente é escolhido a rainha por ser uma peça mais poderosa. Nunca vi uma regra específica para com o rei, quando ele atravessa o tabuleiro até o outro lado.
Resposta. Resposta: A partida acaba em empate.
Resposta. Quando o peão chega do outro lado do tabuleiro ele é promovido e deve escolher tornar-se uma rainha ou torre ou bispo ou cavalo, sendo que normalmente ele escolhe tornar-se uma rainha, por ser a peça mais poderosa. Na teoria podemos ter até 9 rainhas da mesma cor em um jogo.
A Dama ou Rainha é uma peça maior do jogo de xadrez, representada nos países lusófonos pela letra D nas notações algébricas. É a peça de maior valor relativo do jogo, usualmente valorada entre nove e dez pontos. Assim como a Torre, é capaz de, com o auxílio do seu Rei, vencer uma partida contra um Rei solitário.
“Também foi introduzida a rainha, a peça mais poderosa do jogo”, diz James. As regras não se alteraram desde o final do século XIV. Um tabuleiro de xadrez é dividido em 64 partes (8 horizontais x 8 colunas).
O cavalo é a única peça do tabuleiro que pode pular sobre outras peças. O cavalo move-se por duas casas horizontalmente ou verticalmente e então uma casa a mais em uma ângulo reto. O movimento do cavalo forma um “L”.
Ocorre quando um peão alcança a última casa do tabuleiro. O peão que alcançar a última casa é imediatamente promovido, podendo transformar-se em qualquer peça à escolha do jogador, à exceção do Rei. Portanto, é possível que em uma partida exista mais de uma Dama ou três Torres, três Cavalos, etc.
"Quando o peão alcança a mais distante fileira em relação à sua posição inicial deve ser trocado como parte de uma mesma jogada na mesma casa por uma dama, torre, bispo, ou cavalo da mesma cor do peão. ... Esta troca de um peão por outra peça é chamada de 'promoção' e a ação da nova peça é imediata".
Assim, um jogador pode conseguir duas rainhas ao mesmo tempo (ou até nove, se conseguir com que seus oito peões sejam promovidos). Cada jogador começa a partida com 8 peões, todos eles na mesma linha: a linha 2 para o jogador das brancas, e a linha 7 para o jogador das pretas.
Promoção é uma regra do xadrez que descreve a transformação de um peão que alcança a oitava fileira em uma peça da escolha do jogador como a dama, torre, bispo ou cavalo. A nova peça substitui o peão na mesma casa que concluiu o movimento. A promoção não é limitada às peças que tenham sido capturadas.
No roque maior, ou roque grande, o rei faz roque com a torre da ala da dama. Com as peças brancas, o rei vai para a casa c1, e a torre vai para a casa d1. Com as pretas, o rei é movido para a casa c8, e a torre para a casa d8. Na notação de xadrez, o movimento é descrito usando O-O-O.
Ao atingir a oitava linha transforma-se em qualquer outra peça, excluindo o rei, movimento chamado de coroação ou promoção; o peão será substituído imediatamente por outra peça que pelo cavalo, bispo, torre ou rainha e deverá ser removido do tabuleiro, quando promovido, ele não pode ser removido novamente do jogo na ...
Para obter a vitória no jogo de xadrez, é preciso dar um xeque-mate, ou seja, colocar o Rei adversário em uma posição na qual seja impossível ele escapar. O jogador que fizer isso primeiro vence a partida.
Como Começar Uma Partida De Xadrez
Para vencer no xadrez, você precisa sempre estar adiantado em relação aos seus movimentos, usando jogadas cada vez mais complexas para atacar seu adversário. Sua primeira jogada vai definir o clima do restante da partida, seja com ataques diretos ou dominações de certos pontos do tabuleiro.
A captura. Como já vimos, as peças comem ou capturam segundo seu próprio movimento, com exceção do Peão. Todas as peças, menos o Peão, atacam as casas em que podem se locomover, e qualquer peça inimiga que esteja no caminho podem ser capturada. O jogador que efetua uma jogada assim ganha uma peça do seu adversário.
O movimento do peão é a mais restrita das peças de xadrez. Eles movimentam-se apenas para frente, salvo se ele for "comer" alguma peça. Nesse caso, ele pode movimentar-se para a diagonal, mas nunca para trás.