EQST

Qual A Diferença Entre Coanocitos E Amebocitos?

Qual a diferença entre Coanocitos e Amebocitos?

São os coanócitos os responsáveis por retirar da água o alimento necessário para a esponja, fazendo, posteriormente, a digestão intracelular. Eles podem também transferir os alimentos aos amebócitos, que levam as substâncias para outras células.

Qual é a função dos poros das esponjas?

Os poros tem a função de permitir a entrada de água que é importante para que as esponjas possam ter acesso a gases e nutrientes.

Qual é a função dos Porócitos?

Entendo qual a principal função de um porócito Os porócitos são células que se dobram sobre si mesmas e assim formam um canal por onde a água pode passar. São células presentes nos poríferos. ... Essas células também tem uma grande capacidade de contração. Isso vai ajudar a água a passar para o átrio de um porífero.

Quais são as células responsáveis pela movimentação da água?

coanócitos

O que significa dizer que os Poriferos têm digestão intracelular?

na verdade não possuem sistema digestório, a digestão dos poríferos acontece de forma intracelular. Se alimentam de partículas em suspensão na água, que entram pelos poros junto com a água e caem no átrio – cavidade interna da esponja – e saem pelo ósculo, que é uma abertura maior.

Como um Porífero pode formar uma colônia?

Supõe-se que eles sejam originados de seres unicelulares e heterótrofos que se agrupam em colônias. ... Os poríferos vivem fixos a rochas ou a estruturas submersas, como conchas, onde podem formar colônias de coloração variadas.

Que células dos Poríferos podem dar origem a qualquer tipo de célula Nesse ser vivo?

Resposta. Resposta: Amebócitos – células livres de vários tipos que se deslocam por movimentos ameboides, presentes no mesênquima ou mesogleia (substância gelatinosa localizada entre as camadas de pinacócitos e coanócitos) e que são responsáveis pelo crescimento e capacidade de regeneração.

Qual o órgão responsável pela digestão intracelular?

Organelas celulares

Quais são as células que revestem externamente o corpo de uma esponja?

As células que revestem externamente as esponjas e as que revestem a espongiocela , são os pinacócitos e coanócitos. pinacócitos são células achatadas, e os coanócitos são células flageladas que tem como função absorver alimentos para a esponja.

Que células distribuem os alimentos através do corpo dos Poríferos?

Formando as paredes do corpo da esponja há outros tipos de células: os amebócitos, que podem realizar movimentos e que digerem e distribuem alimento para outras células; e os porócitos, que são células que formam os micro poros das paredes da esponja.

Como os Poriferos fazem para obter o seu alimento?

Fisiologia das esponjas → Digestão: é do tipo intracelular, ou seja, ocorre no interior das células. Eles conseguem seu alimento por meio da filtração, removendo partículas de alimento que estão na água que entra pelo seu corpo através dos poros.

Qual é o trajeto da água que banha o corpo dos Poríferos desde a entrada até a saída da água do corpo?

Dentro da esponja há células com o fio, o flagelo. Essas células movimentam o flagelo e fazem uma corrente de água penetrar pelos poros do corpo do animal. A água que atravessa os poros passa pela cavidade central do corpo das esponjas,o átrio, e sai por uma abertura situada na parte de cima, o ósculo.

Qual é a sequência correta de entrada e saída de água em um Porífero?

a entrada da água no corpo dos poríferos é pelos poros e a saída é pelo ósculo.

Qual o trajeto percorrido pela água utilizada pelos Poríferos desde a entrada até a saída de seus corpos o que significa dizer que eles são animais filtradores?

Circulação da Água, ela entra pelo poro da esponja, entra pelo átrio, que a cavidade interna , e sai pelo ósculo, que a cavidade externa. Eles são filtradores, porque é através da alimentação, eles filtram as partículas presentes na água.

Como ocorre a circulação de água nos Poríferos?

A água passa pelos poros e entra no corpo do animal, percorrendo várias "galerias". Isso é uma espécie de filtragem da água pela qual o animal se alimenta de pequenos resíduos que ficam retidos quando a água passa.