Pomerode
Cidades fundadas pelos alemãs em Santa Catarina : Blumenau, Joinville, Brusque, Pomerode. Santa Catarina é o estado mais alemã do Brasil, sendo então Pomerode também conhecida como a cidade mais alemã do Brasil, além de ser colonizada por Pomeranos.
Suas regões de origem eram diversas: Hunsrück, Saxônia, Württemberg, Coburgo, Holstein, Hamburgo, Mecklemburgo, Hanôver, Palatinado, Pomerânia e Vestfália.
São: Caxias do Sul, Bento Gonçalves, Garibaldi, Antonio Prado e Serafina Correa Estado do Paraná, a antiga Alfredo Chaves, hoje cidade de Colombo, na região conturbada de Curitiba. A cidade de Osasco, na grande São Paulo foi fundada pelo italiano Antônio Giuseppe Agu em 1895.
As cidades berço da colonização alemã no Rio Grande do sul
Nova Petrópolis (RS): onde o Rio Grande é mais alemão
Foram relacionadas cerca de sessenta e uma colônias, após 1900, formadas principalmente por alemães, italianos e franceses. Estas foram instaladas longe das propriedades escravocratas e das terras de planície destinadas as charqueadas.
Dentre as principais estão a fome , a pobreza e a dificuldade na comunicação pois na maioria das vezes a língua portuguesa não era a sua língua materna o que dificultava conseguir comida ou emprego e assim era bastante difícil manter-se no Brasil nestas condições especificadas.
Essa região apresenta elementos culturais dos índios (primeiros ocupantes do território), espanhóis e portugueses (colonizadores), negros (escravos). Posteriormente, os imigrantes alemães, italianos, açorianos, eslavos, japoneses, entre outros, contribuíram para a diversidade cultural do Sul do Brasil.
A cultura gaúcha, resultado da miscigenação destes elementos, nasceu na fronteira entre a Argentina, o Uruguai e o Sul do Brasil. ... O gaúcho era mestiço de índio, português e espanhol e também africano, e a sua cultura foi bastante influenciada pela cultura dos índios guaranis, charruas e pelos colonos hispânicos.
Cultura da Região Sul: festas, danças e muito mais
São alguns dos principais costumes da região sul o consumo de erva-mate - chimarrão -, a prática da cavalgada, danças típicas de origem europeia - que variam desde as valsas alemães até as danças folclóricas da Polônia e da Itália - e festas sazonais.
Os casarões portugueses do Litoral, a arquitetura em estilo enxaimel no Vale do Itajaí e no Norte do Estado e as tradições italianas ainda fortes no Oeste são exemplos concretos da diversidade cultural catarinense, hoje enriquecida com a soma de novos sotaques e costumes daqueles que escolheram Santa Catarina para ...
Das festas folclóricas, as mais importantes são realizadas no mês de outubro em várias cidades: em Florianópolis, a Fenaostra; em Blumenau, a Oktoberfest, festa tradicional alemã, com distribuição de chope, músicas típicas e grupos folclóricos; em Joinville, a Fenachopp.
5 pratos para comer em Santa Catarina
Antigos casarios em estilo colonial, sambaquis, antigas igrejas, cerca de 150 casas e monumentos estão sob a proteção federal. No conjunto urbano está o centro cívico e religioso e, no seu entorno, funcionam comércio e prestação de serviços.
Atualmente, o Centro de Joinville tem 50 imóveis na lista de tombamento da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult) de Joinville, além de um painel (na fachada do Sesi, na rua Ministro Calógeras); um pano de cena, de propriedade da Sociedade Harmonia Lyra; uma paisagem (a rua das Palmeiras) e uma chaminé (parte ...
O Moinho Joinville agora é patrimônio histórico da cidade catarinense. O tombamento foi confirmado pela portaria da Secretaria de Cultura e Turismo de Joinville, nesta quarta-feira (11). O tombamento definitivo foi realizado em acordo junto ao proprietário do local.