Você sabia que a tosa faz parte de um conjunto de cuidados importantes para a saúde dos cães? Pois é! Tosar cães da raça Shih-Tzu, por exemplo, é uma ótima pedida para cuidar dos pelos longos e lisos, que costumam emaranhar facilmente.
Geralmente acontece entre os sete meses e um ano e dois meses. Com isso, a queda de pelos é considerável, então é importante se informar com o veterinário sobre a melhor fase para a tosa.
Importante: Não apare totalmente os pelos em torno dos olhos. Apenas remova os mais longos. Eles são também protetores justamente para a sensibilidade mencionada acima.
A tosa longa é lindíssima, mas requer muitos cuidados, pois os pelos devem ser escovados até que pareça um manto. Isso deve ser feito abaixo das orelhas, da cauda e em todo o corpo. O resultado é maravilhoso!
A tosa higiênica deve ser providenciada pelo menos uma vez por mês. Os pelos dessa raça crescem muito rapidamente. Isso promove instalação dos grumos e nós que a gente mencionou bastante acima.
Este é outro estilo de rabo de cavalo muito semelhante ao acima, mas aqui, os pelos do corpo são mais aparados. Os pelos presos são bem parecidos. Isso é melhor durante o verão, pois ajudará a regular melhor a temperatura do corpo.
Os olhos dos animais da raça shih tzu são especialmente vulneráveis. O globo ocular é mais ou menos externado; quando excitado por motivos diversos, podem saltar ainda mais. Nessas condições, os pelos dessa área incomodam demais.
Para auxiliar na escovação, recomendamos que você use um excelente hidratante no seu pet. Na nossa loja virtual, você poderá encontrar as melhores linhas de hidratantes e máscaras do mercado pet.
Outro estilo impressionante para o seu lindo Shih Tzu. Neste penteado, escovar e aparar os cabelos de igual comprimento é uma obrigação. Verifique se não há emaranhados. Assim, para um nó prático, o comprimento do cabelo deve ser longo para que, nas costas, caia nos pés. Ao redor do rosto, é melhor manter os cabelos até o peito para que, quando você o amarre em um rabo de cavalo, não caia nos olhos.
Após 30 dias da última dose das vacinas V8 e V10 (veja aqui o calendário de vacinação dos cães para tirar suas dúvidas), que protegem contra diversas doenças graves, ele estará apto para sair às ruas e ter contato com outros animais.
Não há como negar que a raça Shih Tzu é linda, e parte do apelo dessa raça é seu cabelo longo e glorioso. No entanto, não pense que tudo isso é natural. Parte de possuir um Shih Tzu é o tempo e o dinheiro gastos para manter o cabelo bonito. Como este cão tem muito cabelo, você pode experimentar uma variedade de cortes e estilos versáteis. O seu Shih Tzu precisa de um novo visual? Continue lendo para aprender sobre os principais cortes de cabelo que podem fazer com que seu animal de estimação pareça e se sinta como um filhote totalmente novo!
O melhor corte de pelo para o seu Shih tzu é o que se conhece como corte de filhote. Assim, não terá um pelo longo arrastando e embaraçado. Este tipo de pelo requer cuidados constantes, ser penteado diariamente e, ainda por cima, não é muito cômodo para o seu cão. Com um corte de pelo tipo filhote, deixará o pelo muito bonito e com o pelo bem curto. Terá que usar uma máquina com uma lâmina número quatro.
Para quem gosta de colocar roupinhas nos bichinhos, a tosa japonesa é a ideal. Voltada para a aparência, este tipo de tosa deixa os pelos do corpo totalmente raspados. Dessa forma, as roupas ficam bem vestidas nos cachorros. O bigode fica curto, as orelhas continuam longas e para compensar o raspado do corpo, as patinhas, o rabo, perninha e a cabeça do shih tzu ficam cobertos de pelos.
Os profissionais da área afirmam que a primeira tosa no Shih Tzu, pode ser realizada a partir dos 5 meses. Mas é importante que o pet tenha completado todo o ciclo de vacinas antes.
Uma boa opção de tosa para o Shih Tzu macho é a tosa leão. Ela mantém os pelos do corpo mais baixos, lembrando realmente a figura de um leão.
A tosa higiênica para gatos pode ser feita tanto com tesoura quanto com máquina, mas deve ser feita com atenção. Gatos tendem a se estressar mais durante esse processo. Por isso, é recomendado que a tosa seja feita por um especialista.
A tosa higiênica previne o acúmulo de sujeiras na pelagem do animal, evitando a proliferação de bactérias e parasitas que podem trazer danos à saúde dos pets, além de prevenir acidentes e melhorar o bem estar dos peludos.
Tipos de tosa A tosa higiênica é excelente para todos os gatos domiciliados. Ela facilita a higienização, evita o acúmulo de urina e fezes, por exemplo. Pode ser feita sempre que o pelo crescer e o tutor achar necessário. São retirados os pelos ao redor da área genital, bumbum, barriga e patas.
Como tosar um cachorro em casa
A tosa integral, ao contrário das demais tosas, sempre deve ser realizada antes do banho. Usa-se uma lâmina 10 para tosar o corpo inteiro. Caso tenha duas lâminas dessa numeração, lembre-se de deixar a outra preparada para se fazer a troca, assim que essa lâmina inicial se aquecer.
Ainda, ficou estabelecido que o banho, a tosa e quaisquer tipos de cuidado higiênico para animais precisam ser realizados por profissionais capacitados. Ou seja, profissionais com certificado de qualificação em cursos de banho e tosa.
Os dois sedativos mais usados por veterinários para acalmar cachorros são acepromazina e diazepam. Esses medicamentos bloqueiam certos sinais no sistema nervoso central (SNC), deixando o animal calmo ou sedado.
Normal, toda anestesia oferece risco. Os cães e gatos não costumam suportar alguns procedimentos, como a limpeza dos dentes e a retirada de espinhos (quase sempre de ouriço-cacheiro) sem diminuírem sua reatividade. Em humanos, é possível realizar uma cesariana com a mãe anestesiada somente da cintura para baixo!
Anestesia inalatória Como o nome sugere, é absorvida por meio da inalação. Com o pet sedado previamente, ele é intubado e posicionado para inalar a anestesia e passar pela cirurgia. Nesse caso, o pet permanece com o tubo endotraqueal durante todo o procedimento.
Para ter uma ideia, a solução injetável intravenosa para controlar transtornos convulsivos é administrada à uma taxa de 0,5 mg por kg de peso do cachorro. Por outro lado, na administração oral de diazepam em comprimidos para cães pode ser de até 2,2 mg por kg.
Cartões de crédito