A planta peixinho é utilizada na medicina popular para acalmar a tosse e as irritações na faringe. Segundo encontramos, a hortaliça possui efeito béquico, ou seja, que é justamente contra a tosse, e emoliente, que amolece e abranda tecidos, por exemplo.
A erva acompanha bem carnes, como porco, pato, peru e frango, grãos e ovos, além de queijos e legumes, como a abóbora. Também vai bem nas massas, como o famoso nhoque com manteiga de sálvia. Para isso, a ela deve ser adicionada à manteiga ainda derretendo para liberar o máximo do seu sabor.
Além de ser cultivada como erva aromática e medicinal, a Salvia officinalis é utilizada como planta ornamental, devido à sua exuberância. A Salvia officinalis é um ótimo tempero para pães e também pode ser utilizada em bebidas, sopas e doces.
Uma das hortaliças que mais chama a atenção é a peixinho. Como o próprio nome diz, a espécie de folha aveludada e aparência de alface tem sabor muito parecido com o de peixe, e pode ser consumida de várias maneiras.
Modo de preparo: Lave bem as folhas e seque todas. Bata os ovos com sal e pimenta-do-reino e reserve. Separe em uma travessa o fubá. Agora faça as folhas empanadas, passando primeiro pelo ovo, retire o excesso, depois pelo fubá.
Em local à meia sombra, mas com boa luz natural. Seu cultivo é feito em vasos preparados com composto orgânico e adubo NPK formulação 4-14-8, cerca de 100 gramas por vaso na hora do plantio. Proteger o furo de drenagem com manta geotêxtil e areia úmida, colocar o composto orgânico misturado ao adubo granulado.
A pulmonária é de fácil manutenção, necessita que seja regada de vez em quando, ficando muito bem bonita num jardim com muita sombra. A pulmonária possui algumas propriedades medicinais como ação expectorante, balsâmica, diurética e sudorífica. É uma planta remineralizante pois é rica em sais minerais.
Plante a columeia-peixinho em um local úmido.
Corte cada estaca com 20 centímetros de comprimento e enterre um terço dele em substrato composto por uma parte de terra de subsolo e outra de esterco curtido. Após o enraizamento, transplante as mudas para o local definitivo. -pro-nóbis pode ser usada como cerca viva, ornamentação e para consumo das folhas.
Fácil de cuidar, a ora-pro-nóbis vai bem em ambientes com sol pleno ou meia-sombra, o que faz dela também ideal para o cultivo dentro de casa e de apartamentos. Basta colocá-la em um local onde pegue pelo menos de três a quatro horas de sol por dia.
Como consumir Ora-pro-nóbis?
Planta tem propriedades detox, anti-inflamatórias e cicatrizantes. Assim como todas as plantas medicinais, a ora-pro-nóbis possui propriedades terapêuticas muito importantes: funciona como agente detox, auxiliando na limpeza do organismo (ou seja, ajuda a eliminar toxinas) e também atua como anti-inflamatório natural.
Devido a grande quantidade de vitaminas com poder antioxidante, como por exemplo as vitaminas A e C, o consumo de ora-pro-nóbis ajuda a diminuir ou até mesmo inibir os danos causados nas células. Isto ajuda a prevenir o envelhecimento precoce da pele, auxilia na saúde do cabelo e unhas, além de melhorar a visão.
Pereskia aculeata, popularmente conhecida como ora-pro-nóbis (do latim ora pro nobis: 'ora por nós'), orabrobó, lobrobó ou lobrobô, é uma cactácea trepadeira folhosa....Pereskia aculeata.