O Frentista tem carga horária normal de 44 semanal; 220 mensal. Quando trabalha no domingo, recebe como extra (Pela CLT em dobro, pela Convenção do SITRAMICO, se não me engano, não há previsão de pagamento maior), quando este domingo não for compensado por uma folga em outro dia da semana.
Fique de olho na jornada de trabalho Alguns postos preferem seguir o cronograma tradicional de 7h20 horas trabalhadas, com uma hora de intervalo. Já outros preferem fazer a jornada 12×36, por exemplo. Lembre-se de que o limite de 44 horas semanais deve ser respeitado.
Segundo o Tribunal Superior do Trabalho (TST), todo empregado que opera bombas de combustíveis faz jus a adicional de periculosidade, assim como aposentadoria especial após 25 anos de serviço. O adicional de periculosidade é sempre calculado sobre o salário-base da categoria dos frentistas, com a alíquota fixa de 30%.
R$ 1.
Agora com a nova regra o valor é de 60% da média de todos os salários + 2% a cada ano que exceder 20 anos de tempo de contribuição para os homens e 15 anos para mulheres.
Ser frentista pode ser prejudicial à saúde. Duas pesquisas mostram que esses profissionais correm riscos porque ficam expostos aos solventes da gasolina (benzeno, tolueno e xileno), que evaporam durante o abastecimento e são absorvidosa través da pele e respiração.