Os conflitos na África são basicamente motivados por disputas territoriais; golpes de estados, que geram crises políticas; rivalidades tribais, motivadas por questões étnicas ou religiosas; disputas por água e recursos minerais; e imersão do povo na miséria.
A origem dos conflitos étnicos na África está ligada à partilha do continente feita na final do século XIX pelos colonizadores europeus, que criaram fronteiras artificiais. Grande parte dessas fronteiras foi matida após os processos de independência dos países africanos.
Nobreza (grandes proprietários de terras), Gentry (médios proprietários de terras), Industriais e Yeomem (camponeses). . III. Nobreza (grandes proprietários de terras), Patrícios (médios proprietários de terras), Burguesia e Plebeus (camponeses). .
Resposta. Antes da chegada dos europeus,os povos do continente africano estavam organizados em clãs e reinos. ... Nesses povos, tinham os Bakongos organizados nos reinos de Congo,Luango, Ngoio e Cacongo, e os Kimbundu e Ovimbundo,nos reinos de Ndongo e Matamba. O reino de Congo era rico em ferro, jóias, sal, ouro e marfim.
Resposta: Os governos africanos são repúblicas presidencialistas, monarquias (Marrocos, Lesoto e Essuatíni), democracia parlamentarista (como Cabo Verde e Maurícia).
Resposta. A colonização africana não levou em conta as divisões já existentes entre as tribos. Dessa forma, muitos conflitos ocorreram entre tribos, causando um déficit no desenvolvimento dessa organização territorial.
A posição geográfica da República Centro Africana (RCA) colocou o país em uma dinâmica regional de conflito pela proximidade com Chade, República Democrática do Congo (RDC), Sudão do Sul e Sudão, interligando as tensões internas que ocorrem há décadas.
As principais consequências desses conflitos são diversidades étnicas e religiosas, enfraquecimento dos governos dos Estados, empobrecimento das populações imersas em crises humanitárias, crises econômicas, milhares de pessoas mortas e má assistência à população.
Segundo a ONU, existem atualmente 30 regiões do mundo com a presença de conflitos armados. A maior parte destes conflitos envolve disputas por território e inclui, dentre as motivações, diferenças étnicas, religiosas e o controle de recursos naturais.
A – Os principais conflitos do mundo contemporâneo foram causados por conflitos de ideologias ou interesses econômicos. B – Os países que se sentem ameaçados reagem com a maior intervenção do Estado na privacidade e rechaçando minorias étnicas. ... E – Que o preconceito e xenofobia podem levar a conflitos piores.
GUERRA DO PARAGUAI
O controle do comércio marítimo e dos acessos ao norte da África, costa da Palestina e do Sul da Europa são os principais motivos dos conflitos entre os povos da região do mar mediterrâneo.
A Segunda Guerra Mundial, ocorrida entre 1939 e 1945, deixou milhares de mortos, incontáveis feridos e redefiniu o equilíbrio de poder mundial. As principais consequências deste conflito foram a ascensão dos Estados Unidos, a divisão do mundo entre capitalismo e socialismo e o surgimento da ONU.