Logo, entende-se o quanto a cidadania está vinculada diretamente com o exercício da ética, da democracia, mesmo que em muitos regimes a cidadania existe porque permite que o povo opine, mesmo de forma autoritária.
1. Pesquisar as técnicas e métodos de trabalho em equipe, valorizando a cooperação, a iniciativa, ética e autonomia no desempenho pessoal e organizacional. ... (ética das relações do trabalho em equipe, relacionamento e comunicação).
Em administração, a cidadania organizacional é um comportamento discricionário que não faz parte das exigências funcionais de um cargo, mas que auxilia a criação do funcionamento eficaz da organização.
Entre as atitudes que podem promover a cidadania organizacional estão o estilo da liderança exercida pela organização, onde sucesso na relação deve se ao respeito mútuo e confiança entre líder e liderado, a maneira de tratar os colaboradores, se existe justiça nessa relação à carga de trabalho tais como nível de ...
Cidadania digital (ou cybercidadania) é a prática responsável e consciente de direitos e deveres dos usuários no mundo virtual. Os cidadãos virtuais precisam ser educados sobre o que podem fazer no ambiente online e a agir de forma ética e segura.
Pois bem, o conceito de cidadania digital vai nessa mesma linha: trata-se do direito de acesso democrático às ferramentas tecnológicas em todas as suas possibilidades, mas, ao mesmo tempo, do respeito às normas adequadas para uso correto, justo e honesto de todos esses novos recursos de TI.
Cidadania digital é o uso da tecnologia de forma responsável. É direito e dever de todos saber usar corretamente as inovações tecnológicas que surgem ao nosso redor.
A prática da cidadania digital diz respeito ao uso responsável da tecnologia no mundo virtual. No século 21, é uma habilidade necessária para, entre outras coisas, proteger dados, saber como se comportar on-line e filtrar a variedade de conteúdos disponíveis no ambiente virtual.
"Cidadania digital". Cidadania Digital, conceito muito usado pelos quadrantes da sociedade, é o uso da tecnologia de forma responsável por parte das pessoas. Assim como a ética, é um direito e dever de todos saber usar corretamente as inovações tecnológicas que surgem ao nosso redor.
ACESSO DIGITAL: inclusão eletrônica e participação plena na sociedade. COMÉRCIO DIGITAL: compra e venda de produtos e serviços online. COMUNICAÇÃO DIGITAL: troca de informações online. ALFABETIZAÇÃO DIGITAL: capacidade de saber como e quando usar a tecnologia digital.
Por isso, o primeiro princípio para exercer a cidadania digital é conhecer os recursos. Se você usa aplicativos ou sites bancários, redes sociais, e-mails, dispositivos online de mensagens instantâneas ou qualquer outra página da internet, é fundamental entender o que cada um é e como funciona.
Exercer a cidadania plena é ter direitos civis, políticos e sociais. Expressa a igualdade dos indivíduos perante a lei, pertencendo a uma sociedade organizada. ... Relaciona-se, portanto, com a participação consciente e responsável do indivíduo na sociedade, zelando para que seus direitos não sejam violados.
Resposta. Resposta: Atualmente a Cidadania Digital baseia-se nos seguintes elementos segundo Mike Ribble: Lei digital: Restrições legais e os direitos do cidadão que auxiliam no uso da tecnologia; No Brasil: Marco Civil da Internet e Lei de Acesso a Informação.
Ter o comportamento correto ao navegar na internet pode tornar sua experiência mais tranquila e segura. Ser um bom cidadão digital não é uma tarefa difícil. Você só tem que estar ciente de que por trás de cada computador há outro ser humano que merece ser tratado da melhor maneira possível.
10 lições para ser um melhor cidadão brasileiro
Os elementos da cidadania digital, ao que parece, não são tão diferentes dos princípios básicos da cidadania tradicional: ser gentil, demonstrar respeito, responsabilidade e participar de atividades que tornem o mundo um lugar melhor.
Portanto, quando estiver online reflita se você está agindo como um bom cidadão digital:
Ética é um conjunto de princípios morais que guiam os indivíduos ou um grupo da sociedade. Em se tratando do mundo digital, ética é o que atua para manter dignidade, segurança, privacidade e outros valores no ambiente virtual, seguindo tanto os valores morais quanto as legislações a respeito do assunto.
Resposta: De acordo com o Gartner, ética digital é o sistema de valores e princípios adotados por uma empresa na condução de interações digitais entre empresas, pessoas e coisas.
Resolução COFEN Nº 564/2017
Ética é uma área da filosofia que busca problematizar as questões relativas aos costumes e à moral de uma sociedade, sem recorrer ao senso comum. A ética tenta estabelecer, de maneira moderada e com uma visão questionadora, o que é o certo e o errado e a linha, muitas vezes tênue, entre o bem e o mal.
Ser ético nada mais é do que agir direito, proceder bem, sem prejudicar os outros. É ser altruísta, é estar tranqüilo com a consciência pessoal. É também agir de acordo com os valores morais de uma determinada sociedade. Qualquer decisão ética tem por trás um conjunto de valores fundamentais.
OBJETO E OBJETIVO DA ETICA A Ética, enquanto ramo do conhecimento, tem por objeto o comportamento humano do interior de cada sociedade. O estudo desse comportamento, com o fim de estabelecer os níveis aceitáveis que garantam a convivência pacífica dentro das sociedades e entre elas, constitui o objetivo da ética.
A ética está associada ao estudo fundamentado dos valores morais que orientam o comportamento humano em sociedade, enquanto a moral são os costumes, regras, tabus e convenções estabelecidas por cada sociedade. ... No sentido prático, a finalidade da ética e da moral é muito semelhante.
“A moral tem por objeto o comportamento humano regido por regras e valores morais, que se encontram gravados em nossas consciências, e em nenhum código, comportamento resultante de decisão da vontade que torna o homem, por ser livre, responsável por sua culpa quando agir contra as regras morais.”
Valores morais objetivos são qualidades como bondade ou amor que são moralmente boas independentes da crença dos seres humanos. Por esta razão, filósofos que afirmam a existência de valores morais objetivos às vezes falam sobre eles como fatos morais.