TACÓGRAFO: A CAIXA PRETA DO CAMINHÃO
Para verificar se há uma possível irregularidade, basta acessar o site http://cronotacografo.inmetro.rs.gov.br/certificados/consultar e digitar a placa. Caso apareça “ Nenhum documento encontrado para os dados informados.”, significa que existe total irregularidade.
Passo a Passo
Como fazer o cadastro do motorista?
Para ajustar o disco diagrama com o relógio do tacógrafo, siga os seguintes passos: Vire a chave do contato e aperte a tecla M uma vez, até aparecer a data e a hora no display do tacógrafo; Pressione a tecla + até piscar os minutos. Utilize + ou - para ajustar os minutos, conforme a necessidade.
No caso do tacógrafo digital, o que muda é que a gravação dos dados é feita automaticamente e armazenada no cartão do motorista ou na unidade do veículo. As informações são encriptadas e não podem ser apagadas ou alteradas e são analisadas diretamente por um computador sem sofrer com erros humanos.
Analisaremos o disco a partir do horário mencionado, (15 horas), assim traçaremos uma reta do horário da borda do disco até o horário de baixo perto do centro do disco, como mostra o risco em vermelho, depois continua azul e depois amarelo, esta dividido em cores para melhor visualização, mas analisaremos somente o ...
Como funciona? O tacógrafo em sua versão mais usada, a analógica, tem dentro de si um disco diagrama. Nele, são gravadas as informações do percurso em uma espécie de gráfico. Os diagramas são como bobinas de uma máquina de emissão de notas fiscais.
O SVT 3000-A armazena os dados através de memória de alta capacidade. A impressão é feita através de uma impressora térmica interna que realiza a descarga de dados pelo sistema de "fita diagrama", que permite imprimir relatórios e gráficos a qualquer momento e quantas vezes forem necessárias.
Através da tarefa rápida: Na tela principal, utilize a tecla seta para baixo, selecione o ícone de tarefa rápida '' '' e confirme com a tecla ''E''. Após o sinal sonoro a impressão será iniciada, abra a tampa imediatamente. Após a impressão, corte a fita na serrilha.
O funcionamento ocorre por um cabo mecânico que é atrelado na saída da caixa de câmbio. Há uma variante deste modelo que é o tacógrafo eletrônico, que, a exemplo do mecânico, realiza as mesmas medidas do mecânico mas substitui o cabo mecânico por sinais eletrônicos, e também muitas vezes um display digital.
O tacógrafo ou cronotacógrafo é um equipamento obrigatório para os veículos de carga ou passageiros que registra instantânea e inalteravelmente a velocidade e o tempo do meio de transporte. A exigência do aparelho e a fiscalização do mesmo são disciplinados pelo Código de Trânsito Brasileiro e por demais resoluções.
O Registrador Instantâneo Inalterável de Velocidade e Tempo, ou tacógrafo, é um equipamento obrigatório para os veículos de carga e passageiros segundo resolução do Contran.
OBRIGATORIO USO DE TACÓGRAFO
R$35,00 cada caixa.
O disco diagrama diário é utilizados por empresas de ônibus por registrarem apenas um dia de viagem. Já o semanal possui 7 discos e registra 24 horas de operação em cada disco, o uso é maior em caminhões.
O disco de tacógrafo pode ter uma duração de 1 dia, ou seja, 24 horas ininterruptas. Após essas 24 horas, caso o disco não seja trocado, ele fará uma marcação em cima da marcação anterior e ela não será interrompida até que o disco seja trocado.
O aparelho registra dados importantes em um disco diagrama, de papel especial, instalados no próprio cronotacógrafo. O disco diário é único, enquanto o semanal é composto por 7 (sete) discos interligados.
Tacógrafo é um dispositivo empregado em veículos para monitorar o tempo de uso, a distância percorrida e a velocidade que desenvolveu. Foi criado por Max Maria von Weber, sendo aplicado inicialmente em trens.