Outras danças regionais do Norte
No que diz respeito à música, a expressão musical mais conhecida da região Sudeste compreende os seguintes estilos:
Conheça os estilos musicais típicos do Centro-Oeste do Brasil.
Ritmos mais tocados em cada região do Brasil
As danças típicas mato-grossense são:
Dança afro, da região de Vila Bela da Santíssima Trindade, surgiu no período colonial, quando escravos fugitivos e transgressores eram aprisionados e castigados pelos Senhores e seus entes solicitavam o perdão dançando o Chorado.
1993
História. Há várias hipóteses para a origem do cururu. Alguns pesquisadores afirmam que é uma dança de origem tupi-guarani, de função ritualística. Hoje, como outras tradições folclóricas, está deixando de ser passada para as novas gerações.
A origem é indígena e, ao longo dos anos, o siriri e o cururu ficaram restritos às comunidades ribeirinhas. Há 15 anos, ganharam os palcos e se espalharam por todos os segmentos sociais.
viola de cocho
Significado de Siriri substantivo masculino [Entomologia] Nome popular em algumas regiões do Brasil dado às formas aladas de cupins, que aparecem em grande quantidade por ocasião da revoada, largando as asas pelo chão.
Cururu e Siriri, música e dança, respectivamente, são manifestações culturais de Mato Grosso. De origem indígena, estas tradições são mais populares nas zonas rurais e ribeirinhas naquele estado, tendo sido passados de geração para geração, de pai para filho.
"Cururu", segundo Antonio Candido, é o "nome genérico do sapo na língua tupi". Nas mitologias das tribos dessa família linguística, o animal tem a capacidade de engolir coisas ardentes como brasas. Cururu seria, portanto, uma "dança do sapo". Nela, os dançadores encarnavam o "batráquio dispersador do fogo".
Consiste em ofícios religiosos na capela, missas diárias e é encerrada com a folclórica “Dança de Santa Cruz”, ou “Sarabaquê”. A Sarabaquê é mostrada uma única vez ao ano, consistindo em evoluções dos pares ao redor da cruz de madeira fincada no centro da praça.
Conheça as danças típicas do Mato Grosso
Polca-rock: gênero que se baseia em ritmos fronteiriços, como a polca-paraguaia, o chamamé, a guarânia, o rasqueado,e o carnaval, cururu e outros movimentos musicais que englobam o 3/4.
As mais conhecidas são Cebolão, Rio Abaixo, Boiadeira e Natural.
Os instrumentos utilizados são: viola de cocho, o ganzá, o adufe e o mocho. Os versos são cantigas populares, do cotidiano da região.