Se mais de um jogador tiver o mesmo par, o que possuir o segundo par com cartas maiores ganha. Se os dois pares forem iguais, a 5ª carta de maior valor determina o vencedor. Par de cartas, de naipes iguais ou diferentes. Se mais de um jogador fizer este jogo, o que possuir a carta de maior valor, fora as do par, ganha.
Os valores numéricos vão de 2 a 10, além de um “Ás”, que corresponde a 1, um valete (representado pela letra J, vale 11), uma Rainha (letra Q, vale 12) e um Rei (letra K, vale 13).
A dama é uma carta de baralho com a figura de uma rainha. Normalmente, seu nível de importância está entre o rei e o valete. Os baralhos franceses costumam representá-la com a letra Q, do inglês queen (rainha), e tem o valor numérico de 12.
Se não sabe, separamos algumas gírias do Truco para você conhecer:
Não é permitido ao 1º jogador cobrir sua 1ª carta, as demais cartas podem ser encobertas. Se duas cartas forem jogadas ao mesmo tempo na mesa, considera-se que a que caiu por baixo seja a da jogada em andamento e a de cima para a próxima jogada.
As cartas são dadas de 3 em 3. O mão da rodada também pode queimar e atravessar carta. (entregar as suas para o parceiro e receber as próximas). A rodada normal vale 2 pontos, se houver truco passa a valer 4, se alguém pedir “Seis” (vulgo meio pau, meia vara, meia arroba, meio saco) passa a valer 8.
Sinais básicos de todo jogador de truco:
Afinal preparamos 10 dicas para jogar truco que irão te ajudar a vencer seus adversários.
Tente o seguinte, basta ser ator: Na posse de casal maior, perca o primeiro turno de propósito. Depois , com a maior cara de pau, ganhe a segunda com seu zap (ou de seu parceiro) e reclame que "teve que gastar". Na sequência, esconda sua terceira carta e espere pelo truco dos adversários pra mandar seis na zureba.
Em cada rodada, um jogador deve colocar uma de suas cartas na mesa, e o jogador com a carta mais forte vence a rodada. Quem ganhar 2 dessas rodadas ganha a mão e marca 1 ponto, e uma nova mão se inicia. Durante as rodadas, os jogadores têm a opção de pedir Truco, Seis, Nove e Doze, aumentando o valor da rodada.
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