Os 8 processos psicológicos básicos
Processos Cognitivos Básicos; Educação; Memória; Atenção; Resolução de Problemas; Metacognição.
Os processos mentais são a maneira como a mente humana funciona - pensar, planejar, tirar conclusões, fantasiar e sonhar. O comportamento humano não pode ser compreendido sem que se compreendam esses processos mentais, já que eles são a sua base.
A PERCEPÇÃO COMO PROCESSO COGNITIVO: A percepção cognitiva nos permite organizar e entender o mundo através de estímulos que recebemos dos diferentes sentidos como a vista, a audição, o gosto, o cheiro e o tato.
Cognição é uma palavra associada ao processo de aprendizado e elaboração do conhecimento. É a partir do processo cognitivo que o ser humano consegue desenvolver suas capacidades intelectuais e emocionais, isto é, linguagem, pensamento, memória, raciocínio, capacidade de compreensão, percepção etc.
É o processo cognitivo que permite interpretar o ambiente com os estímulos que recebemos através dos órgãos sensoriais. Esta importante habilidade cognitiva é essencial para a vida cotidiana porque permite compreender o ambiente.
A percepção sensorial é uma função do cérebro que envolve os sentidos, coordenação motora, nossa relação com o espaço e a percepção das situações ao nosso redor. Através destes mecanismos sensoriais, interpretamos o mundo e absorvermos conhecimento, expandindo nossa cognição e inteligência.
Atividade sensorial trate-se de uma prática lúdica em que a criança além de se divertir, também estimula o seu pequeno em diferentes sentidos: paladar, olfato, tato, visão e audição. ... As crianças conseguem aprender melhor quando as informações são atingidas por mais de um sentido ao mesmo tempo.
Figura de linguagem que se refere ao plano sensorial Ao lermos um texto e dentro de um mesmo contexto ou na mesma oração estiver a junção de palavras que se referem aos diferentes sentidos humanos, diz-se que houve o uso da sinestesia. Leia a oração abaixo: A chácara tinha o cheiro doce da minha adolescência.
Metáfora é uma figura de linguagem que produz sentidos figurados por meio de comparações. ... Didaticamente, pode-se considerá-la uma comparação que não usa conectivo (por exemplo, "como"), mas que apresenta de forma literal uma equivalência que é apenas figurada. Meu coração é um balde despejado.
A sinestesia é uma figura de linguagem que se caracteriza por fundir mais de um dos sentidos humanos....O que é sinestesia?
A sinestesia é uma figura de linguagem que consiste na união de termos que expressam diferentes percepções sensoriais.
Você tem sinestesia?
Uma pessoa sinestésica consegue "ouvir" cores ou "ver" tipos de som. Isso acontece porque os caminhos no cérebro se cruzam - em razão disso, os sentidos se misturam e provocam essa confusão de se ver o que, na realidade, só se pode ouvir.
A percepção cinestésica é o “conjunto de reações determinadas pelas sensações e per- cepções do movimento humano” (DE MARINIS, 2000, p. 239), permeando desta forma diversas esferas que compõem o fenômeno teatral.