A greve é basicamente uma ação coletiva realizada de maneira voluntária pelos trabalhadores de interrupção total ou parcial de suas funções em seus postos de trabalho.
1. Interrupção temporária, voluntária e colectiva de actividades ou funções, por parte de trabalhadores ou estudantes, como forma de protesto ou de reivindicação (ex.: o sindicato convocou uma greve de três dias). Recusa em ingerir qualquer alimento como forma de protesto ou de reivindicação.
Greve é a cessação coletiva e voluntária do trabalho realizado por trabalhadores com o propósito de obter direitos ou benefícios, como aumento de salário, melhoria de condições de trabalho ou direitos trabalhistas, ou para evitar a perda de benefícios.
O termo vem do nome de uma praça, (place de la Grève), nas margens do rio Sena. O local foi batizado assim por causa de um tipo de areia grossa, chamada “grava”, presente na região. No século 17, era nessa praça que os homens desempregados se reuniam em busca de trabalho e “fazer greve” significava procurar emprego.
A história das greves está relacionada com a classe trabalhadora assalariada que surgiu durante a Revolução Industrial. As greves eram eventos raros no século XIX, principalmente porque eram ilegais. ... As principais demandas das greves são: melhores condições de trabalho, melhores salários, e o tempo de trabalho.
''Conflito coletivo de trabalho, consistente na paralisação dos serviços necessários à empresa, seja estatal ou privada. Origina-se da própria natureza das relações de trabalho, onde quer que os desajustamentos das partes contratantes envolvam uma pluralidade de trabalhadores''.
A Constituição de 1946 foi a primeira a reconhecer o direito de greve, mas foi com o advento da Constituição de 1988 que o direito de greve ganhou elevação jurídica e passou a ser considerado um direito fundamental dos trabalhadores.
O conceito de grande greve geral vai se dar em 1917, quando a insatisfação acumulada dos operários deflagrou a primeira e maior paralisação de trabalhadores do país. Denominada como Greve Geral, teve origem em São Paulo e propagou-se por diversas capitais como Recife, Porto Alegre e Rio de Janeiro.
3- Quem organiza as greves? Em geral, os sindicatos. Só que nem sempre os trabalhadores ligados a essas organizações concordam pra valer com a posição sindical. ... Mesmo que não tenham um sindicato próprio, é isso: todos os trabalhadores podem fazer greve.
O artigo 9º da Carta Magna assim dispõe acerca do direito de greve: “Art. 9º É assegurado o direito de greve, competindo aos trabalhadores decidir sobre a oportunidade de exercê-lo e sobre os interesses que devam por meio dele defender. ... Trata-se, pois de uma norma constitucional de eficácia plena.
O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei: Art. 1º É assegurado o direito de greve, competindo aos trabalhadores decidir sobre a oportunidade de exercê-lo e sobre os interesses que devam por meio dele defender.
Considera-se legítimo o exercício de greve, com a suspensão coletiva temporária e pacífica, total ou parcial, de prestação de serviços, quando o empregador ou a entidade patronal, correspondentes tiverem sido pré-avisadas 72 horas, nas atividades essenciais e 48 horas nas demais.
Resposta. Resposta: Sindicatos Autônomos controlados pela classe trabalhadora – nenhum. Na iniciativa privada não a greves, salvo poucas exceções por razões isoladas: a greve dos motoristas e cobradores de Campina Grande foi incentivada pela própria classe patronal.
DIREITOS TRABALHISTAS A greve é uma paralisação voluntária e coletiva do trabalho, decidida por trabalhadores que lutam pela obtenção de benefícios materiais e/ou sociais ou para garantir a manutenção de conquistas já adquiridas que estejam sob ameaça. A decisão de se fazer greve não acontece da noite para o dia.
1º e 2º, da Lei 7.
No Brasil, o primeiro grande movimento grevista ocorreu em julho de 1917, em São Paulo, quando uma greve geral paralisou completamente a capital. O movimento de iniciativa do operariado foi conduzido por líderes trabalhistas que eram adeptos das ideologias anarquistas e socialistas.
junho de 1917
A greve geral de 1917 foi uma greve da indústria e do comércio brasileiro, ocorrida em julho de 1917 em São Paulo, durante a Primeira Guerra Mundial, promovida por organizações operárias de inspiração anarquista aliadas à imprensa libertária. Foi a primeira greve geral da história do Brasil, e durou 30 dias.
As más condições de vida e de trabalho dos operários eram agravadas pela falta de leis trabalhistas, que garantissem descanso semanal, férias e aposentadoria, por exemplo. As primeiras manifestações grevistas surgiram sob influência das ideias anarquistas e socialistas, que moviam as lutas operárias internacionais.
Ao mesmo tempo em que a greve funciona como ferramenta de luta dos trabalhadores contra os possuidores dos meios de produção, ela também age na coesão social da classe: Cada greve lembra aos operários que sua situação não é desesperada e que não estão sós.
Verificado por especialistas. Sobre o objetivo dos trabalhadores, quando juntamente resolvem declarar uma greve, a alternativa correta é a LETRA D: É reivindicar melhores condições de trabalho; O direito a greve enconta-se previsto na Constituição.