Alguns dos principais fatores que influenciam na localização das indústrias são: mão de obra disponível e a qualidade e valor delas; incentivos fiscais para pagar menos imposto naquela região; disponibilidade de matéria-prima; viabilidade logística de transporte; e possibilidade de instalação.
Maior disponibilidade de mão de obra, mercado potencial e facilitação logística para escoamento da produção são os principais fatores influenciadores da localização das indústrias inglesas.
O fatores que favorecem tal descentralização giram em torno da transferência de filiais de grandes empresas, ou a te mesmo a formação de novas, para o interior dos estados, ou para polos industriais como onda Amazônia.
Tem mais depois da publicidade ;) Mas podemos dizer que a desconcentração industrial do Brasil passou a acontecer, de fato, a partir da década de 1990, quando a maior presença de infraestruturas (comunicação e meios de transporte) nas áreas anteriormente marginalizadas passou a apresentar um maior efeito.
Classifica-se em: (1) descentralização territorial ou geográfica; e (2) descentralização por serviços, funcional ou técnica; e (3) descentralização por colaboração.
Por sua vez, Descentralização Administrativa, refere-se à criação de novas pessoas jurídicas de direito público ou privado por parte dos entes da federação (União, Distrito Federal, Estados e Municípios). Dessa forma, será atribuída a essas novas pessoas jurídicas o desempenho de atividades específicas.
A atividade administrativa pode ser prestada de duas formas, uma é a centralizada, pela qual o serviço é prestado pela Administração Direta, e a outra é a descentralizada, em que o a prestação é deslocada para outras Pessoas Jurídicas.
O Estado cria o ente da administração indireta de direito público e, por meio de lei, institui a entidade, outorgando a ela titularidade e a execução do serviço. Por meio da delegação é feita a descentralização administrativa que transfere apenas a execução do serviço.
Por meio da desconcentração é que surgem os órgãos públicos. Entretanto, o inverso dessa técnica administrativa é a concentração, que é a situação em que a pessoa jurídica integrante da Administração Pública extingue seus órgãos, reunindo em um número menor de unidades as respectivas competências.
A tomada de decisão em uma organização pode ser centralizada ou descentralizada. A centralização é a maneira na qual a localização da tomada de decisão está próxima do topo hierárquico da organização. Já a descentralização pressiona os níveis hierárquicos mais baixos a tomarem decisões.
Significado de Desconcentrado Desconcentrado vem do verbo desconcentrar. O mesmo que: distraído, dispersado, descentralizado.
Desconcentração industrial é o nome dado ao processo que se caracteriza tanto pela diminuição do ritmo de crescimento da indústria nos grandes centros urbanos como pelo aumento do número de empresas que preferem transferir suas atividades, instalando novas unidades de produção em cidades menores, geralmente ...
Significado de Desconcentrar verbo transitivo direto Espalhar; separar ou dispersar o que estava unido ou concentrado: o governo desconcentrou o poder da empresa. Distanciar ou remover do centro.
Significado de Desconcentração substantivo feminino Ato ou efeito de desconcentrar. Etimologia (origem da palavra desconcentração). Desconcentrar + ção.
A tomada de decisão em uma organização pode ser centralizada ou descentralizada. A centralização é a maneira na qual a localização da tomada de decisão está próxima do topo hierárquico da organização. Já a descentralização pressiona os níveis hierárquicos mais baixos a tomarem decisões.
Vantagens da centralização: Uniformidade nos procedimentos e decisões; Boa comunicação vertical; Facilidade no controle e avaliação; Evita desperdícios e duplicação de tarefas.
A função administrativa é realizada de forma centralizada quando ela é desempenhada diretamente pela própria entidade estatal (União, Estados, Distrito Federal e Municípios), por meio de seus vários órgãos e agentes públicos. Nessa forma de atuação, temos a Administração Pública direta, que é o próprio Estado.
Sendo breve, uma gestão centralizada se baseia em um modelo em que a tomada de decisões está próxima do topo hierárquico de uma empresa, ou seja, dos cargos mais altos dentro dela.