Um país de civilização milenar, agredido a partir das guerras do ópio, pisoteado, humilhado e desu- manizado (“Entrada proibida aos cães e aos chineses”!), se prepara para tor- nar-se protagonista na cena mundial, e não só no plano político mas também no cultural e tecnológico, como já o ti- nha sido por milênios.
O ópio, até meados do século XVIII, era utilizado tradicionalmente pelos chineses com finalidades estritamente medicinais. Entretanto, possuindo grandes lavouras do produto na Índia, os ingleses passaram a disseminar a utilização massiva desse subproduto da papoula como droga anestésica.
Resposta. Resposta: A China, no século XIX, era comercialmente atrativa para europeus, americanos e japoneses. ... A derrota para os ingleses na Guerra do Ópio, em 1841, obrigou a China a abrir cinco dos seus portos ao comércio internacional e a entregar a ilha de Hong Kong.
Porque ela era um pais muito populoso, mas mão de obra escrava e mais gente para comprar seus produtos.
O Imperialismo ou Neocolonialismo surgiu no século XIX quando nações desenvolvidas iniciaram um processo de expansão territorial sobre outros locais na África, Ásia e Oceania. ... Como o próprio nome já sugere, o Imperialismo foi responsável pela formação de gigantes impérios ultramarinos.