Os estádios reprodutivos abrangem quatro distintas fases do desenvolvimento reprodutivo da planta, ou seja, florescimento (R1 e R2), desenvolvimento da vagem (R3 e R4), desenvolvimento do grão (R5 e R6) e maturação da planta (R7 e R8).
Fenologia refere-se à parte da botânica que estuda as diferentes fases do cres- cimento e desenvolvimento das plantas, tanto a vegetativa (germinação, emer- gência, crescimento da parte aérea e das raízes) como a reprodutiva (floresci- mento, frutificação e maturação), de- marcando-lhes as épocas de ocorrência e as ...
O ciclo fenológico é dividido em dois estádios, o vegetativo (V) e o reprodutivo (R), seguidos de índices numéricos, com exceção apenas dos estádios VE (de emergência) e o VC (de cotilédone). máximo rendimento da sua lavoura! As cultivares de soja podem apresentar dois tipos de crescimento.
Identificação dos estádios fenológicos da cultura da soja
Para verificar se o processo de nodulação está sendo eficiente, basta inicialmente averiguar o porte e coloração das plantas de soja. Plantas desuniformes e amareladas são indicativos que a nodulação não está ocorrendo. Deve-se então arrancar algumas dessas plantas e verificar a presença de nódulos na raiz.
Inoculação é o processo por meio do qual bactérias fixadoras de nitrogênio, selecionadas pela pesquisa, são adicionadas às sementes das plantas antes da semeadura. A inoculação é feita com um produto chamado de inoculante ou biofertilizante.
Fixação biológica de nitrogênio na cultura da soja na Região do Cerrado. ... É desta maneira que é possível eliminar ou reduzir bastante o uso de adubo nitrogenado, gerando impactos econômicos e ambientais importantes. A associação entre a soja (Glycine max) e as bactérias Bradyrhizobium japonicum e B.
O inoculante é um produto que contém grande quantidade de bactérias que fazem muito bem às lavouras. Ele intensifica o processo natural da fixação biológica de nitrogênio (FBN), através do qual bactérias que vivem no solo se associam às plantas, captam o nitrogênio do ar e o transformam em alimento para a planta.
Inoculante é um insumo biológico com microrganismos capazes de desempenhar atividades benéficas e necessárias para o desenvolvimento das plantas. ... O inoculante precisa ser uniformemente espalhado pela superfície da semente para que se obtenha o benefício máximo da fixação biológica do nitrogênio em todas as plantas.
O inoculante é um aditivo a base de bactérias com ação benéfica para o desenvolvimento das plantas. Na alimentação do gado de leite, auxilia no processo fermentativo da silagem fazendo com que ocorra de forma mais rápida e melhor. Além disso, promove uma maior estabilidade da silagem na abertura do silo.
Como inocular adequadamente sua silagem Os inoculantes normalmente são pulverizados ou aspergidos no material ensilado, buscando sempre uma aplicação homogênea. Tal cuidado garante a qualidade da silagem.
Para um melhor resultado, o inoculante biológico deve ser pulverizado ou aspergido no material a ser ensilado. Pode-se fazer isso usando uma bomba costal ou aplicador com bomba dosadora acoplada a máquina de ensilar.
Os principais aditivos utilizados na confecção de silagem no nosso país são os inoculantes bacterianos, os químicos (uréia, cal virgem, ácidos tamponados) e os absorventes (polpa cítrica e farelos de cereais).
“Não corte o capim muito rente ao solo. Corte ele com uma altura de pelo menos uns vinte centímetros”, indicou. Segundo Pires, o produtor deve evitar cortar 100% das folhas. “Evite de fazer isto já no período de seca.
Com relação ao capim para silagem a ser utilizado, os preferidos são os mais produtivos, como a Mombaça, Tanzânia, o BRS Zuri e o capim “Vaquero”.
24 meses
Para fazer a silagem de milho, utilizam-se as mesmas variedades para produção de grãos adaptadas à região. A planta deve ser cortada inteira quando os grãos estiverem no ponto farináceo. O rendimento é de 20 a 30 toneladas de massa verde por hectare.
É chamada silagem a forragem verde, suculenta, conservada por meio de um processo de fermentação anaeróbica. As silagens são guardadas em silos. Chama-se ensilagem o process de cortar a forragem, colocá-la no silo, compactá-la e protegê-la com a vedação do silo para que haja a fermentação.
A produção de uma silagem de milho de boa qualidade passa por três fases importantes:
Produção de silagem de milho em pequenas propriedades rurais
Ao pensar no planejamento da construção de um silo trincheira, 3 aspectos importantes devem ser considerados: 1° Taxa de desabastecimento, no mínimo 30 cm por dia (0,3m/dia para facilitar os cálculos); 2° Estabelecer a altura das paredes que a trincheira terá; 3° Volume de silagem a ser utilizado diariamente.
Para que a silagem feita sem o auxílio de máquinas fique bem compactada, primeiro forre com saco plástico o interior de um latão que tenha a abertura compatível com a do silo tipo bag. Em seguida, à medida que a forragem for sendo colocada no recipiente, pisoteie para que a compactação ocorra de forma eficiente.
Como fazer silagem em um tambor de plástico
Planejamento alimentar
Para obtenção de silagem de alta qualidade recomenda-se o corte do capim em partículas pequenas (1 a 2 centímetros) e a realização de boa compactação do material ensilado. E o uso de inoculantes para melhoria do processo fermentativo não promove aumento significativo do custo da silagem”, afirmam.
A cobertura de lona plástica com material vegetal seco e terra é muito importante para aumentar a durabilidade da lona e diminuir o aquecimento da superfície do silo, que pode ocasionar perda do valor nutricional da silagem.
Armazenagem de grãos: 8 dicas para armazenar soja e milho no longo prazo
PROTEÍNA BRUTA (PB) Os valores de proteína na silagem podem variar de 5 a 10% da MS. Contrário ao que muitos recomendam, a proteína não deve ser o principal fator ao se avaliar a qualidade da silagem. Antes de se pensar em proteína deve-se se preocupar com as frações que compõem os outros 90 a 95% da MS da silagem.
O momento ou ponto ideal de corte da planta de milho para silagem de planta inteira se dá no momento em que a planta atinge 30% a 35% de matéria seca, correspondendo à melhor qualidade nutricional.