Substância é uma das mais importantes do planeta Os três estados físicos da água são: sólido, liquido e gasoso. A mudança de uma condição para outra é causada pela temperatura e pressão do meio. A água pode ser encontrada nessas três formas na Terra, mas o estado líquido é a mais comum.
As mudanças de estado físico incluem fusão, vaporização, solidificação, liquefação ou condensação e sublimação. Conforme explanado no texto Estados Físicos da Matéria, os três estados físicos ou de agregação básicos da matéria são sólido, líquido e gasoso.
A água encontra-se sempre em um destes estados físicos: líquido, sólido ou gasoso. A água no estado líquido é encontrada em mares, oceanos, lagos, rios, fontes e nos seres vivos. ... A água no estado sólido é o gelo.
Estados da matéria Estado líquido: forças de coesão menos intensas entre as suas partículas, mas ainda apreciáveis; forma variável (na presença de forças externas) e volume bem definido. Estado gasoso: forças de coesão extremamente fracas entre as suas partículas; não apresenta forma nem volume definidos.
Acontece quando uma substância passa do estado gasoso para o estado líquido. Um exemplo pode ser a formação das nuvens. Quando a água presente na atmosfera em estado de vapor começa a se condensar, ela está passando do estado gasoso para o líquido.
O ponto de ebulição de uma substância é a temperatura a que essa substância passa do estado líquido para o estado gasoso. No caso da água o ponto de ebulição é de 100ºC.
O ciclo pequeno engloba apenas a evaporação da água de rios, lagos e mares, bem como seu retorno à superfície através da precipitação. Já o ciclo grande é aquele que envolve a utilização de água pelos seres vivos e seu retorno através de processos como transpiração e respiração.
O Ciclo da Água é baseado nos seguintes elementos:
O ciclo da água, também conhecido como ciclo hidrológico, refere-se ao movimento contínuo que a água faz pelo meio físico e pelos seres vivos do ecossistema, passando através da atmosfera, hidrosfera, litosfera e biosfera.
A água circula continuamente na natureza, podendo passar pelos seus diferentes estados físicos – sólido (gelo),líquido e gasoso (vapor de água). Devido ao calor do sol a água dos oceanos, rios, etc. passa lentamente do seu estado liquido para o seu estado gasoso, evaporando-se por um processo denominado por evaporação.
Assim como outras substâncias, a água pode mudar de estado físico a partir da absorção ou perda de calor. O Sol é a fonte de calor (energia) da Terra e parte dessa energia promove a evaporação da água dos mares, rios, lagos e também da água do solo.
Resposta: O papel das plantas no ciclo da água ocorre na fase chamada de "transpiração", quando a água dos lençóis freáticos irá ser absorvida e utilizada pelas plantas, que transmitirão a água para a atmosfera.
Como mencionado, as plantas liberam água de volta ao ambiente por meio da transpiração. Além disso, eliminam água no estado líquido em um processo conhecido como gutação. Os animais, por sua vez, devolvem a água para o meio por meio de urina, fezes, respiração e transpiração.
A urbanização de forma desordenada, sem diretrizes de ocupação, impacta gravemente no ciclo hidrológico, pois causa drásticas alterações na drenagem, elevando a possibilidade de ocorrência de enchentes e deslizamentos, impondo riscos à saúde e à vida humana.
A força dessa água pode afetar severamente a paisagem se não se toma as precauções adequadas. Gota a gota a água golpeia o solo, aflorando suas partículas e deslocando-as por distâncias curtas ou pode transportá-las até lugares muito distantes. Desta forma, a erosão do solo pela água, é um evento natural.