No Brasil, ocorrem sete espécies: - Sphyrna zygaena (tubarão-martelo-liso). Status de conservação, segundo a União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN): vulnerável, vulnerable, VU. - Sphyrna tudes (cação-rudela). Status de conservação, segundo a IUCN: vulnerável, vulnerable, VU.
4,2 metros
Ecologia. As diferentes espécies de tubarão-martelo habitam regiões temperadas e tropicais do globo, sendo geralmente encontradas ao longo da linha de costa e plataforma continental.
70 anos
Tubarão-martelo-recortado: 84 kg
Quando o assunto são os vertebrados, tubarões e golfinhos saem na frente quanto ao número de dentes. Há tubarões com 60 dentes, incluindo os dispostos no maxilar superior e no inferior.
200 quilos
Os tubarões-touro são vivíparos e dão à luz cerca de 13 filhotes, depois de uma gestação que dura um ano. Os filhotes nascem com 70 cm de comprimento e são encontrados normalmente em baías, bocas de rios e mangues. Possuem expectativa de vida de 14 anos.
Resposta curta: 97 milhões de tubarões são mortos por nós todos os anos. Os tubarões, por sua vez, mataram cinco humanos em 2018.
Pode chegar até 4,3 metros de comprimento, 580 kg e possui uma cor azul metálica. É considerado o tubarão mais rápido, sendo um excelente nadador e podendo chegar aos 88 km/h em curtas distâncias, ultrapassado em velocidade apenas pelo atum dourado e pelo marlim, que pode chegar a 120 km/h.
50 km/hMaximum, Adulto, na água, em curtos períodos
tubarão-anequim
56 km/hMaximum, em curtos períodos
Mas o tubarão-branco não é o campeão de agressividade, título conferido pela natureza ao seu primo tubarão cabeça-chata. E quem acompanha navios é o tubarão azul: ele e o galha branca, que também nada em alto-mar, são o terror dos náufragos.
Um tubarão-branco pode atingir até 7 metros de comprimento e pesar até 2,5 toneladas. Esta espécie vive no meio do oceano e principalmente nas águas costeiras de todos os oceanos, desde que haja populações adequadas das suas presas, em particular pinípedes.
A reprodução dos tubarões ocorre por fecundação interna, na qual o macho introduz o orgão reprodutor masculino (clasper) no orgão copulador feminino (oviducto) da fêmea. Clasper são dois órgãos alongados e cônicos com o formato de duas pequenas nadadeiras que funcionam como um auxiliador na cópula.
Os ataques normalmente ocorrem porque os tubarões confundem a vítima com suas presas habituais, principalmente em áreas que as águas são turvas. Os acidentes podem ocorrer ainda em decorrência da necessidade do tubarão de proteger seu território, uma atitude comum em várias espécies.
Sua alimentação consiste de pequenos cardumes de peixe, lulas e crustáceos como os misidáceos e o krill. Assim como todas as outras grandes baleias, a baleia-comum foi caçada em larga escala durante o século XX e está listada entre as espécies ameaçadas de extinção.
O tubarão-baleia (Rhincodon typus) é uma espécie de tubarão que se alimenta por filtração e o único membro existente da família Rhincodontidae e do gênero Rhincodon, que pertence à subclasse Elasmobranchii. É o maior peixe vivo e, de longe, o maior vertebrado não mamífero existente.
20 – 30 anosna natureza
O tubarão baleia não é agressivo, pelo contrário, é um animal dócil, gentil, brincalhão e que permite ser acariciado pelos mergulhadores. Ele tem o costume de viver isolado, sendo muito raro encontrar esse ser vivo convivendo em grupo. Ele habita as águas de mar aberto dos oceanos das regiões tropicais.
orcas
Reprodução. Poligâmicas (possuem vários parceiros sexuais) e ovovivíparas (ovos são chocados e eclodem dentro do corpo materno), as fêmeas de tubarão-baleia alcançam a maturidade sexual por volta dos 30 anos de idade, e dão à luz filhotes que apresentam entre 40-60 centímetros de comprimento.
19.
Habitat do tubarão-baleia Essa espécie tem preferência por águas quentes e, por isso, habita as costas do México, Austrália e Filipinas.
As baleias são mamíferos que vivem no oceano, mas vêm à superfície para respirar. ... A pele das baleias é lisa. Uma espessa camada de gordura sob a pele protege o animal nas águas frias. O corpo em forma de torpedo auxilia sua rápida movimentação na água.