EQST

Quais So Os Elementos De Validade De Um Negcio Jurdico?

Quais são os elementos de validade de um negócio jurídico?

104 do Código Civil, que determina o que é necessário para a validade do negócio:

  • o agente deve ser capaz, conforme o art. 1º, CC;
  • o objeto deve ser lícito, possível, determinado ou determinável;
  • a forma deve ser prescrita ou não defesa em lei;
  • e, por último, a vontade deve ser livre, consciente e voluntária.

Para que o contrato possa ser reputado como válido quais as características que devem ser apresentadas pelo seu objeto?

104, elenca os requisitos necessários para que um negócio jurídico seja válido: agente capaz, objeto lícito, possível, determinado ou indeterminável. Nessa linha de raciocínio, vale dizer que o elemento essencial é a existência da vontade.

Quais são as características do contrato de concessão?

Do conceito apresentado, podemos extrair algumas características principais da concessão, são elas: ter natureza contratual (acordo de vontades), ser estabelecido de forma não precária e possuir um prazo determinado. ... O termo contrato é utilizado como sinônimo de instrumento de formalização da concessão e permissão.

O que é um contrato de concessão?

Uma concessão ocorre quando o governo (seja ele municipal, estadual ou federal) transfere a um terceiro (normalmente uma empresa privada) o direito de realizar e explorar algo que normalmente seria de sua responsabilidade. Por exemplo: o governo estadual realiza a concessão de uma rodovia para uma empresa privada.

São consideradas peculiaridades do contrato de concessão?

Essas características dos contratos de concessão, dizem respeito as cláusulas exorbitantes dos contratos administrativos, que são cláusulas consideradas prerrogativas da Administração em contratos, sendo por vezes, consideradas abusivas, por colocarem a Administração Pública, hierarquicamente superior ao particular.

O que é um contrato de concessão comercial?

6.

Quais são os princípios informativos dos serviços públicos?

A) continuidade, eficiência, mutabilidade e cortesia na prestação. Como o serviço público é voltado aos membros da coletividade devem obedecer a certos aspectos genéricos compatíveis com o prestador, os destinatários e o regime a que se sujeitam.