Ele dividiu os instintos em duas categorias: Vida: Nessa categoria estão os comportamentos como o sexo, a fome e a sede. Eles dizem respeito a sobrevivência, ou seja, forças criativas para sustentar a existência da espécie. Morte: Aqui estão comportamentos como masoquismo, suicídio, agressão e ódio.
O instinto é uma reação espontânea manifestada dentro dos padrões de comportamento animal. É caracterizado como um impulso interior que faz um ser vivo agir de maneira inconsciente, provocando atos adequados que visem a sobrevivência própria, da espécie ou da sua prole.
nessa primeira teoria freudiana dos instintos era “conservação”. Freud parecia, nesse momento, entender o instinto como uma espécie de conatus orgânico, a saber, um es- forço, inerente ao ser vivo, para continuar existindo, quer individualmente, quer como espécie.
Os conceitos fundamentais da psicanálise – in- consciente, repetição, transferência e pulsão – surgem a partir da clínica freudiana, bem como se consolidam, ou seja, adquirem consistência lógica com o movi- mento de retorno a Freud promovido por Lacan com vistas à demarcação dos limites da psicanálise e à denúncia dos ...