O rafting é um dos esportes radicais praticado na água. Uma das modalidades que mais estimulam a adrenalina, ela consiste em descer corredeiras com botes infláveis, passando por redemoinhos, ondas pequenas e grandes a depender do local.
– O maior risco dentro desta atividade é o afogamento. – Podem ocorrer também choques contra pedras, galhos e outras embarcações, ocasionando lesões como fraturas e luxações. – A portagem é normalmente o momento em que os participantes estão mais expostos a quedas, plantas com espinhos e até mesmo animais peçonhentos.
O rafting é um esporte radical que se caracteriza pela descida de rios com corredeira remando a bordo de um bote inflável. Os praticantes montam equipes, que normalmente têm entre cinco e oito pessoas, com o objetivo de superar os obstáculos naturais do percurso, como pedras, corredeiras e quedas d'água.
Em 1982, o rafting chega no Brasil, com descidas nos rios Paraíba do Sul, Paraibuna e Três Rios, no Rio de Janeiro. Atualmente são várias operadoras de rafting no país com descidas comerciais por rios em São Paulo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Minas Gerais, Paraná, Bahia, Mato Grosso do Sul e Tocantins.
O arvorismo é uma recente prática esportiva de aventura. Consiste na travessia de um percurso suspenso entre plataformas montadas na copas das árvores. Esse percurso é preparado de maneira estratégica, utilizando cabos de aço e cordas, com o objetivo maior de aumentar o desafio e a adrenalina dos aventureiros.
Os esportes de aventura na natureza são, como o próprio nome diz, executados em ambientes naturais, na natureza, e sob a influência de intempéries naturais, como sol, chuva, vento. Os esportes radicais urbanos são praticados nos ambientes urbanos ou ainda em lugares fechados.
Como surgiu o esporte de aventura? A modalidade esporte aventura surgiu no fim da década de 1980, quase em 1990. Na primeira vez que foi usada essa denominação, sua função era nomear esportes de adultos, como skydiving, surfe, montanhismo, paraquedismo, trekking, alpinismo, ciclismo de montanha e paintball.
O termo surgiu no final dos anos 80 e início dos anos 90, quando foi usado para designar esporte de adultos como o skydiving, surf, alpinismo, montanhismo, pára-quedismo, hang gliding e bungee jumping, treeking e mountain bike que antes eram esportes praticados por um pequeno grupo de pessoas, passou a se tornar ...
Os termos esporte ou desporto radical, de aventura ou de ação são usados para designar desportos com maior grau de risco físico, dado às condições de altura, velocidade ou outras variantes em que são praticados.
Os esportes radicais diminuem os riscos de doenças, aumentam a flexibilidade, atenua os músculos, além de propiciar sentimentos de adrenalina, bem-estar, motivação, liberdade, importantes para o ser humano, sobretudo, a interação e sociabilidade com as modalidades exercidas em grupo.
Vamos citar abaixo alguns esportes radicais urbanos bem interessantes.
O primeiro passo para praticar um esporte radical urbano é se preparar. Em vários deles, ter um bom preparo físico, estrutura muscular robusta, peso adequado e equilíbrio são pré-requisitos.
Os esportes radicais, também são conhecidos como esportes de aventura e tem como principal característica um alto índice de risco físico devido às condições em que geralmente é praticado. ... Muitas pessoas acreditam não ser possível praticar esportes radicais nas zonas urbanas.
Nesse cenário, os esportes radicais no ar, além de garantir uma dose extra de adrenalina, são os responsáveis por causar uma paixão duradoura.
Conheça, a seguir, os esportes radicais mais praticados em nosso País.
Existem as seguintes modalidades para a prática do skate:
Quais são as modalidades de slackline
Resposta. Resposta: só existem duas categorias: a Street (circuito com obstáculos) e a Half Pipe (rampa em formato de “U”).
Resposta. O ciclismo é um esporte que envolve um atleta e um equipamento: a bicicleta. Existem diversas modalidades dentro do ciclismo (Estrada, Pista, Mountain bike e BMX). Além disso, o ciclismo também é componente fundamental de outro esporte: o triatlo, que une natação, ciclismo e corrida.
É claro que tem que se fazer isso para realizar as provas, porém, não é só isso. O ciclismo admite pessoas tanto do sexo masculino quanto do feminino e está divido em quatro especialidades, cada uma com a sua peculiaridade, estilos e regras, que são: estrada, mountain bike, BMX (ou bicicross) e pista.
O ciclismo é um esporte que envolve um atleta e um equipamento: a bicicleta. Se pensarmos assim, é possível chamar de ciclismo quaisquer modalidades que envolvam essas duas partes, como o ciclismo de estrada, o ciclismo de pista, o mountain bike e o bmx.
Modalidades. No BMX Free Style encontramos 5 modalidades são elas: Street, Mini Ramp, Dirt Jump, Flatland, Vertical. O que difere um estilo do outro é o local e a forma de como são executadas as manobras.
O BMX, também conhecido como bicicross, é o caçula do ciclismo. A origem da modalidade data das décadas de 1960 e 1970, época em que as vertentes mais tradicionais do esporte — estrada e pista — já faziam parte dos Jogos Olímpicos. O BMX surgiu graças à admiração de jovens norte-americanos pelo MotoCross.