A casca de maracujá é rica em fibras, e por isso traz ótimos benefícios para o funcionamento intestinal. Por suas propriedades, ela também dá sensação de saciedade, o que pode ajudar em dietas de restrição alimentar ou para quem precisa perder peso. E mais: nessa melhoria do intestino, ela ainda tem função detox.
Pectina de maracujá Para a pectina de maracujá, use a mesma proporção: 10 frutas para cada litro de água. Use a parte branca e as sementes, livrando a polpa para outros usos (pode-se fazer também com a casca). Ferva até que a parte branca da casca fique bem macia.
Para que serve a pectina? A pectina auxilia o alimento a se movimentar por meio do trato digestivo e agrega volume às fezes, o que ajuda a tornar a digestão mais lenta. Além disso, liga o colesterol ao intestino, diminuindo a quantidade que é absorvido no sangue.
Para fazer a farinha, basta separar a polpa da casca do maracujá. Depois, é necessário retirar a parte branca da casca e colocar no forno médio até que fiquem secas e quebradiças. Em seguida, colocar no liquidificador ou num mix e bater até que esteja tudo triturado.
“O maracujá é rico em vitaminas do complexo B, cálcio, ferro, fósforo, sódio e potássio”, enumera a nutricionista Paula Fernandes Castilho, diretora da Sabor Integral Consultoria em Nutrição, em São Paulo. “Ele conta com bastante vitamina A e C e muita fibra solúvel”, acrescenta a nutricionista Vanderlí F.