EQST

Quais So Os Crimes Contra As Pessoas?

Quais são os crimes contra as pessoas?

Na Parte Especial, Título I, Dos Crimes Contra a Pessoa, o Código Penal traz, em Capítulos, Dos Crimes Contra a Vida, onde estão previstos: homicídio simples; homicídio qualificado; feminicídio (incluído pela Lei nº 13.

O que é a tipicidade do crime?

Tipicidade quer dizer, assim, a subsunção perfeita da conduta praticada pelo agente ao modelo abstrato previsto na lei penal, isto é, a um tipo penal incriminador, ou, conforme preceitua Munhoz Conde, "é a adequação de um fato cometido à descrição que dele se faz na lei penal.

Qual é o significado de tipicidade?

Tipicidade é a adequação de um ato praticado pelo agente com as características que o enquadram a norma descrita na lei penal como crime. Trata-se de elemento de fato típico, ou seja, se não houver tipicidade, o fato será considerado atípico, logo, não haverá crime.

O que é a tipicidade do ato administrativo?

A tipicidade é atributo do ato administrativo que determina que o ato deve corresponder a uma das figuras definidas previamente pela lei, como aptas a produzir determinados resultados, sendo corolário, portanto, do princípio da legalidade.

Quais são os elementos ou condições de validade dos atos administrativos?

Para que haja a validade plena do ato o agente público deve observar certos requisito: Competência; primazia de validade; Finalidade, o interesse a ser atingido; Forma, revestimento material do ato; Motivo, razões que justifiquem o ato; Objeto, efeito jurídico produzido pelo ato; Sem a observância desses elementos, a ...

Quais são os pressupostos do ato administrativo?

À luz dessa corrente majoritária, são 5 (cinco) os elementos ou requisitos dos atos administrativos, quais sejam: a) competência ou sujeito; b) finalidade; c) forma; d) motivo; e) objeto. Sob o ângulo do sujeito, seria este o agente público a quem a lei atribui competência para a prática de um dado ato administrativo.

Quais são as características do ato administrativo?

Diferentemente dos contratos administrativos, os atos administrativos são unilaterais e dependem apenas da vontade da administração pública ou dos particulares que estejam exercendo prerrogativas públicas. Além disso, eles têm o condão de gerar efeitos jurídicos, independentemente de qualquer interpelação.

São exemplos de atos normativos?

São atos normativos: lei complementar, lei ordinária, lei delegada, lei, medida provisória, decreto, regulamento, regimento, resolução.

São exemplos de atos administrativos enunciativos?

Atos administrativos enunciativos são, a título de exemplo, as certidões, os atestados e também os pareceres.

O que são os administrados?

Entidade - a unidade de atuação dotada de personalidade jurídica; Autoridade: o servidor ou agente público dotado de poder de decisão. Há ainda a figura do administrado, que é a pessoa (física ou jurídica) que é atendida pela Administração Pública.

Quais os tipos de processos administrativos?

Há seis espécies de processo administrativo: expediente, gestão, outorga, restritivo de direitos, sancionatório e de controle. Os processos de expediente são extremamente simples e são inerentes à rotina burocrática da administração.

Como abrir um processo administrativo disciplinar?

De acordo com o artigo 151 da Lei 8.

Quais as modalidades de processos administrativos?

Fases do Processo Administrativo Todo processo, resultando decisão por parte da Administração ou envolvendo solução de conflitos, compreende, pelo menos, três fases: instauração, instrução e decisão. As normas referentes à essas etapas são estabelecidas pela Lei número 9.

O que é o processo administrativo?

O processo administrativo consiste na sequência de atividades realizadas pela Administração Pública com o objetivo final de dar efeito a algo previsto em lei.

Quanto às espécies de processo administrativo o processo de expediente se refere?

1.

O que é processo administrativo punitivo?

O processo administrativo punitivo, por ter como objetivo a apuração de infração e a possível aplicação de penalidade ao responsável, possui uma série de princípios próprios se comparado aos demais processos administrativos que podem estar em curso na Administração Pública.

O que é processo administrativo sancionador?

O Processo Administrativo Sancionador (PAS) é o instrumento de supervisão instaurado com o fim de apurar responsabilidades e, se for o caso, aplicar penalidades por infrações administrativas às obrigações previstas nos artigos 10 e 11 da Lei nº 9.

Como se dão a aplicação de sanções no processo administrativo federal?

Por não dispor de um minucioso detalhamento normativo, o processo administrativo de aplicação das sanções deve obedecer aos princípios previstos na Constituição Federal e na Lei de Licitações. A seguir, vamos comentar alguns deles: Princípios da Proporcionalidade e Razoabilidade.

Quais são as sanções administrativas?

As principais sanções administrativas fixadas nas normas federais, aplicadas aos licitantes e contratados, são: Advertência por escrito, conforme o inciso I do art. 87 da Lei nº 8.

Quem pode aplicar sanção administrativa?

O ordenamento jurídico vigente estabelece a possibilidade de aplicação de penalidades àqueles que agirem com culpa ou dolo nos processos de contratação da administração pública. Para começar, a Lei nº 8.

São modalidades de sanções?

2) O art. 87 da Lei 8.