BOTÕES DE COMANDO Os botões de comando são chaves elétricas acionadas manualmente que apresentam, geralmente, um contato aberto e outro fechado. De acordo com o tipo de sinal a ser enviado ao comando elétrico, as botoeiras são caracterizadas como PULSADORAS ou COMUTADORAS.
O botão é um componente que conecta dois pontos do circuito quando está pressionado. Neste exemplo quando o botão está pressionado o LED se acende.
Uma chave push-button funciona como um contato que abre e fecha, sendo assim, uma chave possui dois valores, 0 ou 1, aberto ou fechado. Conectando uma chave a uma porta do Arduino podemos ler o valor 0 ou 1 da chave e assim tomar uma ação, que no caso do nosso exemplo será acionar o LED.
Os Botões de Parada de Emergência são dispositivos acionadores, colocados em um local visível na máquina ou próximo a ela, sempre ao alcance do operador e que, quando acionados, têm a finalidade de parar o movimento da máquina, desabilitando seu comando.
Criar um circuito para ligar e desligar um led através de um botão de pressão (pushbutton), que se estiver pressionado acende o led, se não apaga o led. Observação : Os botões de pressão (push button) apenas mudam seu estado quando pressionados, voltando ao seu estado original quando o botão é liberado.
Conecte a perna negativa do led, através de um jumper, na linha horizontal negativa da protoboard (é importante usar um resistor em série de 150 ohms entre o led e o jumper). Agora, conecte o início da linha negativa da protoboard na porta GND do Arduino e o início da linha positiva na porta de 5V.
Como acender e piscar um LED no Arduino
Clique em Start simulation para “rodar” o circuito. Clique no ícone do TinkerCad, passe o mouse sobre o seu circuito, clique na engrenagem -> Propriedades, altere a visibilidade para público e salve as alterações.
O Tinkercad disponibiliza formas como esferas, cilindros, caixas, cones, textos, números, conectores, etc, já disponíveis na plataforma. Usando esses recursos, você é capaz de agrupar, duplicar, desagrupar, alinhar ou espelhar essas formas pré-definidas até dar forma ao seu projeto final.
O Tinkercad utiliza o mesmo princípio do Lego. Nele, você trabalhará principalmente com formas pré-definidas e estruturas geométricas. Você pode adicionar ou subtrair peças para criar furos ou objetos ocos. O primeiro passo para começar o seu projeto é clicar em “Criar novo design”.
O software Arduino BasicAct possibilita a conexão com o hardware (Arduino UNO) de forma prática e rápida sem que seja necessário o conhecimento ou desenvolvimento de qualquer programação. Neste post vou mostrar o passo a passo para que seja feita a instalação. O software pode ser baixado gratuitamente clicando aqui.
Para seguir com este tutorial e dar seus primeiros passos com arduino, você irá precisar dos seguintes componentes:
Vamos a explicação de como enviar o programa para o arduino Você precisará de um computador/notebook, um Arduino Uno, ou outra placa de Arduino, e um cabo usb. A parte “quadrada” do cabo se conecta ao arduino. A parte usb se conecta no notebook. Acenderá um led de “ON”, que informa que Arduino está ligado.
Você deve seguir os seguintes passos:
A maneira mais fácil de verificar se os drivers da placa estão instalados corretamente é abrindo o menu Tools > Serial Port no software do Arduino com a placa Arduino conectada ao computador. Itens adicionas de menu devem aparecer em relação a quando você abre o menu sem o Arduino conectado ao computador.
Explicação: Após o Arduino ser conectado ao PC, através do cabo USB, uma tela de programação é requisitada, e dependendo dos componentes do Arduino, exemplo LED, você pode programar os Leds para acender em um determinado período, ou programar um botão para o acionamento do led.
Para habilitar um computador para programar o Arduino Nano do kit são necessárias duas etapas:
Ao abrir a IDE de programação do Arduino => Selecione em Ferramentas (Tools) => Placa Arduino Nano Em Ferramentas (Tools) => Porta => Selecione a porta COM na qual o seu Arduino estará conectado. Concluído – Seu Arduino Nano esta instalado, agora basta efetuar o Upload do seu código para o Arduino.
Durante a instalação, o computador nos perguntará se queremos executar o arquivo, selecionaremos ” Executar “. Em seguida, a seguinte tela será exibida: Selecionaremos ” INSTALAR ” e com isso concluiremos o processo de instalação, exibindo a seguinte mensagem: E vamos selecionar ” Aceitar ”.
Clique com a direita em 'FT232R USB UART' e com a esquerda em 'Update Driver Software…' Agora escolha 'Browse my computer for driver software'. Clique com a esquerda em 'Browse' e navegue até o local em que os arquivos foram extraídos. Escolha a pasta e clique com a esquerda em 'OK'.
Para realizar a correta instalação do Conversor USB-SERIAL, deve-se inicialmente efetuar o download do arquivo de driver correspondente a marca e modelo. Descompacte e execute o arquivo extraído. Será exibida uma tela de instalação, clique em "Next", na seguinte aceite os termos e clique em "Next" novamente.
Pressione e segure o botão do Leonardo, então clique no botão de upload no software do Arduino. Apenas solte o botão de reset após você ver a mensagem “Uploading...” aparecer na barra de status do software. Quando você fizer isso, o bootloader iniciará, criando uma nova porta virtual (CDC) serial no computador.