Atualmente, a lei prevê a prisão especial, em local separado dos presos comuns, em caso de prisão antes da condenação definitiva. Essa regra vale para pessoas com curso superior e também para governadores, prefeitos, parlamentares, oficiais militares e magistrados, entre outros.
Como funciona a cela especial? A cela especial é separada de outras, tendo um banheiro, sendo instalada fora do presídio comum, como nos quartéis, podendo ser individual ou coletiva, desde que mantenha apenas presos especiais. Um prisioneiro em cela especial também tem direito a transporte separado de presos comuns.
Um tema que levanta muitas opiniões no Brasil, é a prisão especial para quem tem ensino superior. Segundo a lei criada durante o governo de Getúlio Vargas (1941), pessoas com formação superior devem receber um tratamento prisional especial.
A graduação, também conhecida como “faculdade”, é o nível acadêmico que vem logo na sequência do Ensino Médio. ... Depois de concluir a graduação, você pode fazer uma pós-graduação ou um MBA. Depois, vêm ainda as possibilidades de fazer mestrado, doutorado e pós-doutorado.
Para Manu, o que fazer depois do Ensino Médio estava decidido: cursar faculdade! A opção reunia a possibilidade de trabalhar logo (na área escolhida), ter um diploma e até a possibilidade de fazer um intercâmbio!
Para ingressar na faculdade, existem basicamente duas formas: o vestibular oferecido pela instituição ou o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A nota da prova é utilizada como critério para a seleção de alunos. Após a aprovação, o próximo passo é efetuar a matrícula.
Se você não conseguiu ou não teve condições de entrar em um curso superior logo depois de concluir o Ensino Médio, saiba que é possível voltar a estudar e, em muitos casos, nem é necessário fazer o vestibular. Só com o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), é possível entrar em vários cursos.