O Urbanismo surgiu entre o final do séc. XIX e o início do séc. XX, com a necessidade de intervenções nas cidades que sofriam com o grande aumento da população, em função do êxodo rural, da insalubridade, dos problemas de habitação e de circulação, à época da revolução industrial.
Resposta: Urbanismo é: Técnica de organizar as cidades com o objetivo de criar condições satisfatórias de vida nos centros urbanos. Urbanismo é a disciplina e a atividade relacionadas com o estudo, regulação, controle e planejamento da cidade (em seu sentido mais amplo) e da urbanização.
Sendo assim, o urbanismo se trata das técnicas e planejamento das cidades entendendo a sua função como um centro articulador, e a urbanização se trata do crescimento das cidades seja ele em extensão territorial ou do número de habitantes.
Urbanização é o crescimento da população em uma determinada região ou até cidade. É o processo em que o espaço rural transforma-se em espaço urbano ou o próprio espaço urbano. Uma das consequências da urbanização é o êxodo rural que é a grande deslocação de pessoas do campo indo em direção à cidade.
A urbanização é o processo de transformação de uma sociedade, região ou território de rural para urbano, ou seja, não representa somente o crescimento da população das cidades, mas o aumento dessa em relação aos habitantes do campo.
A urbanização desordenada, que pega os municípios despreparados para atender às necessidades básicas dos migrantes, causa uma série de problemas sociais e ambientais. Dentre eles destacam-se o desemprego, a criminalidade, a favelização e a poluição do ar e da água.
Nesse sentido, o principal fator histórico atrelado ao desenvolvimento da urbanização no mundo foi a Revolução Industrial. A partir de sua realização e de suas posteriores transformações, as sociedades dos diferentes territórios tornaram-se cada vez mais urbanas e menos rurais tanto na economia quanto na demografia.
Urbanização é o crescimento das cidades, tanto em população quanto em extensão territorial. É o processo em que o espaço rural transforma-se em espaço urbano, com a consequente migração populacional do tipo campo–cidade que, quando ocorre de forma intensa e acelerada, é chamada de êxodo rural.
Resposta. O Nordeste e o Centro-Oeste tornaram-se urbanizados exatamente na década de 1980, em decorrência do surgimento da modernização agrícola, o que acarretou no processo de êxodo rural e grande migração de pessoas que saíram do Sul em direção à estas regiões.
Portanto, a industrialização intensifica a urbanização das sociedades no sentido de propiciar a formação do êxodo rural, que é a migração em massa da população do campo para as cidades, além de atrair essa migração justamente para as áreas mais industrializadas, onde há mais empregos direta e indiretamente produzidos ...
Resposta. Resposta: Foi grande a importância da Indústria para a urbanização no Brasil, visto que tal processo gerou o aumento do número dos postos de trabalho, o que por sua vez aumentou a população, atraiu novas pessoas para as cidades e promoveu seu crescimento.
Resposta. A tabela nos mostra que na década de 1950 houve um crescimento de 31% da população urbana em países desenvolvidos, enquanto nos países subdesenvolvidos esse valor foi de 59,3% (próximo ao dobro).
Resposta. Resposta: Os principais fatores são os repulsivos, como a mecanização do campo e concentração de terras, além de alguns fatores atrativos, como a industrialização realizada, predominantemente, pela instalação de empresas multinacionais estrangeiras.
O processo de urbanização no Brasil teve início no século XX, a partir do processo de industrialização, que funcionou como um dos principais fatores para o deslocamento da população da área rural em direção a área urbana. ... Até 1950 o Brasil era um país de população, predominantemente, rural.
Podemos afirmar que os principais fatores relacionados com a urbanização brasileira foi o grande processo de industrialização, que ganhou tamanha proporção e ocasionou a migração de milhares de pessoas, bem como a chegada de estrangeiros, com o intuito de fomentar assim o processo de industrialização.
Resposta. Resposta: A globalização é um dos processos de aprofundamento internacional da integração econômica, social, cultural e política, que teria sido impulsionado pela redução de custos dos meios de transporte e comunicação dos países no final do século XX e início do século XXI.
A globalização começou devido à busca por lucro, quando o capitalismo provocou mudanças ao redor do mundo. "A expansão marítima foi o que possibilitou o desenvolvimento do capitalismo nesse primeiro momento. ... No século 18, a indústria e o surgimento da tecnologia contribuíram para o processo de globalização.
São exemplos de globalização a produção de produtos manufaturados em um país ou região, de onde são então exportados para todo o globo, a existência de empresas multinacionais, que tem a sua sede administrativa em um país, unidades produtivas em outro e filiais em todo o mundo e os fenômenos culturais globais, como o k ...
Fases da Globalização