O ponto de ancoragem localizado ao nível dos pés do trabalhador equivale ao fator de queda 2. É obrigatório o uso de absorvedor de impacto. O fator de queda igual a 2 é o limite máximo de impacto suportado pelo equipamento e pelo corpo.
O trava queda é um dispositivo de retenção de queda o qual é ligado entre o cinturão de segurança e o ponto de ancoragem, desta forma, como o próprio nome sugere, ele atuará de maneira a impedir que o colaborador sofra uma queda.
Como utilizar o Trava Quedas? Caso você esteja usando o modelo tradicional, a primeira coisa a se fazer é aplicar somente a corda ou cabo de aço com a espessura correta. Abra o Trava Quedas seguindo as instruções da fabricante para colocar a corda na parte interna.
O trava quedas é um equipamento de proteção individual essencial para a segurança de profissionais que trabalham em alturas elevadas. ... Este EPI trata-se de um cinturão de segurança, como o que é utilizado por paraquedistas, e pode ser fabricado em cordas ou em cabo de aço.
O talabarte é utilizado quando o local não possui linha de vida e a distância da queda do usuário é maior. Já o trava-quedas é adotado quando o ambiente de trabalho tem linha de vida.
O travaquedas retrátil — aparelho que segura o trabalhador, impedindo que ele caia — é um equipamento de proteção individual (EPI) utilizado para trabalhos em alturas, como limpeza e pintura externa de prédios, manutenção de torres de sinal e telhados e atividades com uso de andaimes e escadas.