“Os surtos mais comuns dos pacientes com esquizofrenia são caracterizados por agitação psicomotora, comportamento desorganizado e alterações de sensopercepção, como alucinações e delírios”, afirma a psiquiatra Cristiane Lopes.
As substâncias psicoativas mais utilizadas são álcool, tabaco, maconha, cocaína e anfetamina, havendo a possibilidade de que a vulnerabilidade genética para desenvolver esquizofrenia também aumenta o risco para o uso de substâncias como álcool, cannabis e nicotina em indivíduos sem psicose.
Um dos mais comuns e prejudiciais é o uso abusivo de álcool e outras drogas. A psiquiatra Sany Rodrigues, da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), reforça que a ingestão de bebida alcoólica em excesso e a utilização de substâncias ilícitas podem trazer sérias consequências à saúde e, naturalmente, acabar com a folia.
Ibraim explica que a droga que mais causa problema é a cocaína. “A cocaína pode causar fundamentalmente infarto e principalmente em pessoas jovens. Isso é tão relevante, que de cada 4 pessoas que infartam abaixo dos 40 anos de idade, uma, pelo menos, está relacionada ao uso de cocaína”, diz o cardiologista.
Pessoas que fazem consumo constante e em grande quantidade de álcool podem sofrer com complicações em virtude do uso crônico da substância. Entre as complicações mais comuns, podemos citar as gastrites, úlceras, hepatites, anemias, hipertensão arterial, cirrose, pancreatite e acidentes vasculares encefálicos.