A infecção respiratória, ou de vias áreas, é uma infecção que surge em qualquer região do trato respiratório, atingindo desde as vias aéreas superiores ou altas, como narinas, garganta ou ossos da face, até as vias aéreas inferiores ou baixas, como brônquios e pulmões.
O trato respiratório é dividido em três segmentos: Trato respiratório superior: nariz e passagens nasais, seios paranasais e garganta ou faringe. Vias aéreas respiratórias: laringe, traqueia, brônquios e bronquíolos. Pulmões: bronquíolos respiratórios, ductos alveolares, sacos alveolares e alvéolos.
O trato respiratório inferior consiste em órgãos localizados na cavidade torácica: parte inferior da traquéia, brônquios, bronquíolos, alvéolos e pulmões. As camadas das pleuras e os músculos que formam a cavidade torácica também fazem parte do trato respiratório inferior.
Não aguenta mais esse problema? Siga as dicas para descongestionar as vias aéreas – e respirar aliviado.
Confira dicas listadas pelos especialistas para evitar doenças respiratórias e cardiovasculares
Outros cuidados indispensáveis para evitar doenças respiratórias são:
4. Pratique higiene respiratória. Isso significa cobrir o nariz e a boca sempre que for tossir ou espirrar. Esta proteção deve ser feita com o braço dobrado ou segurando um lenço de papel, que deve ser descartado logo em seguida.
Bactéria recomenda uma limpeza semanal do aparelho com álcool isopropílico, à venda em casas de materiais eletrônicos. “A limpeza é feita com uma toalha de papel umedecida com esse tipo de álcool. Não adianta exagerar no álcool, as bactérias não morrem afogadas”, brinca o biomédico.
Os antibióticos são substâncias químicas, de origem natural ou produzidas sinteticamente, capazes de destruir bactérias (antibióticos bactericidas) ou de impedir a sua multiplicação (antibióticos bacteriostáticos) sem afectar as células das pessoas, animais ou plantas aos quais são administrados.
Produtos multiuso de limpeza, sabão em pó, saponáceo, detergente e desengordurante, por exemplo, só são eficientes contra as bactérias se houver no rótulo a presença de substâncias como quaternário de amônio, cloro, formol ou álcool com concentração igual ou superior a 70%.
As principais doenças causadas por bactérias você confere abaixo:
→ Lista de doenças causadas por bactérias
As doenças causadas por bactérias, também chamadas de doenças bacterianas ou bacterioses, possuem os mais variados sintomas e formas de transmissão. A hanseníase, por exemplo, compromete nervos e pele e é transmitida pelas vias respiratórias.
Causas. As infecções de garganta são geralmente causadas por um vírus. O mais frequente é que seja causada por um dos vírus responsáveis pelo resfriado comum, como os rinovírus, adenovírus, vírus influenza ou o vírus sincicial respiratório.