Há 125 anos, foi registrada a criação de uma importante descoberta médica: o primeiro aparelho de raios X, desenvolvido por Wilhelm Conrad Roentgen, na Alemanha.
No Brasil, a primeira radiografia realizada foi em 1896. A primazia é disputada por vários pesquisadores: SILVA RAMOS, em São Paulo; FRANCISCO PEREIRA NEVES, no Rio de Janeiro; ALFREDO BRITO, na Bahia; e físicos do Pará.
A descoberta do raio X e a primeira radiografia da história ocorreram em 1895 pelo físico alemão Wilheelm Conrad Rontgen, fato esse que lhe rendeu o prêmio Nobel de Física em 1901.
O equipamento de raio-X serve para tirar radiografias, que são como fotografias da parte interna do corpo. Por meio dessas imagens, é possível observar estruturas anatômicas, como ossos, órgãos e vasos sanguíneos, sem precisar de cirurgia.
É uma máquina que bombardeia radioatividade sobre uma pessoa. Dessa forma, todos os tecidos mais densos do corpo da pessoa (como ossos e cartilagens) não deixam essa radioatividade passar. ... Por isso, os tecidos moles do corpo permitem que a radiação passe e a folha fica escura onde a radiação atinge.
A forma de radiação mais conhecida em diagnósticos médicos é a radiografia dos ossos através do uso de raios X. Além disso, usam-se isótopos para diagnósticos, tratamentos e detecção de drogas e hormônios no organismo.