O jatobá é uma árvore, de nome científico Hymenaea courbaril, que possui propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes, antiespasmódicas e expectorantes, que podem ser usadas para ajudar no tratamento de feridas, dor de estômago, diarreia, inflamação na garganta, dores generalizadas ou bronquite, por exemplo.
Eu ja conhecia desde criança minha mae fazia xarope para expectorante e fortalecimento respiratorio com a xasca do jatoba e tbm para colocar no biotonico para combater anemia, mas gosto muito de comer a polpa in natura da fruta, hoje ganhei uns oito kilos de frutas mais menos ja repartí com os amigos
As partes mais utilizadas do jatobá são a casca, que pode ser usada na forma de chá, e as folhas, usadas na forma de tintura. Além disso, a polpa dos frutos do jatobá, também pode ser consumida na sua forma natural, crua ou assada, ou usada no preparo de geléia, licor ou farinha para confecção de biscoitos, pães ou salgadinhos.
O Tua Saúde, marca do Grupo Rede D'Or, é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar. Também facilitamos o acesso ao atendimento médico personalizado. As informações publicadas não devem ser utilizadas como substituto ao diagnóstico ou tratamento especializado, e não dispensam a consulta com um médico.
A seiva da árvore do jatobá, obtida de maneira semelhante ao látex, também possui propriedades curativas. Para extrair a substância, é feito um furo diretamente do tronco da árvore, de onde o líquido escorre. A seiva é indicada para o tratamento de distúrbios alimentares e problemas pulmonares.
Além disso, o potássio contribui também para a prevenção de cãibras, e pode ajudar na realização de exercícios físicos.
A fruta jatobá é uma excelente fonte de potássio, sendo quatro vezes mais rica no mineral do que a banana. Por isso, podemos dizer que o consumo regular da fruta, sem exageros, pode ajudar a reduzir a pressão arterial e mesmo a prevenir a hipertensão.
A fruta jatobá, apesar de não ser muito conhecida em algumas partes do país, vem chamando a atenção de médicos e nutricionistas, devido aos benefícios que pode trazer para o organismo.
A seiva das folhas e as frutas também têm usos medicinais, particularmente contra tosse, cistite, hepatite, bronquite, anemia, feridas, úlceras na boca, diabetes e outros. Além de ser usado para dar energia e resistência, a medicina popular recomenda o chá feito com a casca de jatobá como um tônico para os sistemas respiratório e urinário.
O fruto é fonte de vitamina A, que fortalece a saúde dos olhos.
Tenho 58 anos e adquiri o hábito de consumir a fruta do Jatobá em natura, na forma de farinha. Coleto, higienizo os frutos, retiro a polpa e passo em um ralador. Assim retiro uma farinha fina, e uma outra mistura com mais fibras, as quais misturo banana e iogurte. Misturo e faço uso diário de três colheres de sopa. Me sinto muito bem, como uma criança, com todas as funções do organismo em ordém, e principalmente, com uma saúde extraordinária! Recomento muitíssimo!!!
Por ser uma fruta riquíssima em potássio, o jatobá é contraindicado para pessoas que usem medicamentos que aumente a concentração do mineral no sangue, como:
A vitamina C, também presente na fruta jatobá, é classificada como um antioxidante, ao mesmo tempo em que participa da produção de colágeno.
De acordo com algunas pesquisas o jatobá trata alguns tipos de cancer, da mesma forma, suas sementes são tranformadas em farinha para uso culinário. Além disso, o jatobá é usado para combater conjuntivite, isso por que suas cascas possui propriedades que auxilia nessa infermidade.
A casca é analgésica, adstringente, balsâmica, descongestionante, diurética, estimulante, depurativa, febrífuga, estomacal, hemostática, peitoral, tônica e vermífuga. Por isso, o chá da casca é usado para uma série de propósitos, mas, especialmente, para curar tosses e problemas respiratórios.
As propriedades medicinais da fruta jatobá se devem ao teor de vitaminas, minerais e fibras que ela possui. Mas, é importante lembrar que esse fruto, mesmo in natura, é considerado um fruto seco, e por isso seus nutrientes estão concentrados.
O jatobá, de nome científico Hymenaea courbaril, é uma arvore que dá origem a frutos de casca bastante dura, e é conhecida por diferentes nomes, a depender da região:
© 2008 – 2022 – Medicina Natural. Todos os direitos reservados. Proibida a cópia ou reprodução sem autorização prévia. O conteúdo publicado aqui é destinado única e exclusivamente para fins educacionais, de pesquisa e informação e não deve ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem consulta prévia ao profissional de saúde.
As propriedades anti-inflamatórias do jatobá são benéficas para tratar inflamações do trato respiratório, como asma e na bronquite.
O fruto do jatobá é rico em fibras, vitaminas A e C, e minerais, como potássio, magnésio, ferro e manganês, tendo alguns benefícios diferentes das folhas e casca, como aliviar a prisão de ventre, fortalecer o sistema imunológico, estimular a cicatrização de feridas, auxiliar no tratamento da anemia, melhorar a saúde dos olhos e fortalecer os ossos.
Assim, o consumo da fruta jatobá pode ajudar a prevenir o estresse oxidativo e contribuir para a saúde da pele, dos ossos e do tecido conjuntivo, e ainda promover a cicatrização de feridas.
O fruto maduro do jatobá possui a casca, polpa e até mesmo as sementes medicinais. A polpa, por exemplo, possui um alto índice de ferro, tornando-a ideal para pessoas que sofram de deficiências alimentares, como anemia. A polpa pode ser consumida em sua forma in natura ou fervida e misturada com açúcar. A mistura, inclusive, é indicada para o tratamento de problemas respiratórios, tais como bronquite e rinite. A casca é consumida popularmente em forma de chá. Neste caso, a bebida tem sido amplamente estudada por conta das suas propriedades que podem ajudar a combater determinados tipos de câncer. A farinha de jatobá é muito popular e pode ser tanto consumida de forma natural, quanto utilizada no preparo de biscoitos, bolos, pães e até mesmo combinada em sucos e vitaminas com outras frutas.
Health Benefits Times, Rain Tree e Alternative Daily
Uma colher de sopa, 10 a 15 minutos antes das refeições. Mas seiva de jatobá não é a mesma coisa que tintura ou extrato alcoólico da casca, não contém os mesmos nutrientes existentes na seiva.
MAXINUTRI | Colágeno Hidrolisado Verisol O colágeno Verisol é composto por peptídeos bioativos de colágeno “tipo 1” e sua fórmula é, inclusive, patenteada. Os principais benefícios desse colágeno podem ser percebidos na estética, pois seus nutrientes são focados na melhora da elasticidade da pele.
4 vitaminas importantes para os cuidados com a pele do rosto: saiba como combater os sinais de envelhecimento, manchas e oleosidade
Cremes faciais Os melhores cremes antirrugas são à base de ácido hialurônico, DMAE, colágeno, resveratrol, vitamina C e Vitamina E, porque têm um efeito antioxidante e reafirmante, pois estimulam a formação de colágeno e elastina, que dão firmeza e sustentação à pele.