São conhecidos vários métodos de treino da resistência. A sua divisão pode ser ordenada do seguinte modo: contínuos, mistos e fraccionados. Nos contínuos existem a corrida contínua lenta, média e rápida; nos mistos é exemplo o fartlek e nos fraccionados existem os intervalados e os repetitivos.
7 dicas para aumentar a sua resistência física na academia
Sabe como entrar em forma? Confira 5 dicas!
O método mais eficaz para melhorar a capacidade respiratória é por meio de atividades de alta intensidade, que estimulam a musculatura pulmonar e de outras estruturas do aparelho respiratório. De modo geral, os exercícios físicos aeróbicos são os mais indicados, como corrida, natação, ciclismo e dança.
Também conhecido como Step Test, mensura a capacidade de recuperação após um teste com um banco (step) de 40 cm de altura. O paciente deve subir e descer durante 45 segundos, realizando 30 subidas e descidas. Ao finalizar o exercício, mede-se a pulsação durante os três primeiros minutos.
Pessoas com condicionamento físico ruim tem pouca tolerância ao esforço ou baixa aptidão cardiorrespiratória. Os sedentários também costumam apresentar frequência cardíaca mais alta. Consulte seu médico, leve os exames realizados e ele identificará a causa da sua sensação de aceleração cardíaca e o tratamento adequado.
Capacidade cardiorrespiratória é definida como a capacidade de realizar exercício dinâmico de intensidade moderada a alta, com grande grupo muscular, por períodos longos. A realização de tal exercício depende do estado funcional dos sistemas respiratório, cardiovascular e músculo esquelético.
Os exercícios de resistência desenvolvem o condicionamento cardiorrespiratório e auxiliam na redução ou manutenção do peso e da gordura corporal. Estes exercícios requerem um esforço prolongado e contínuo, e normalmente envolvem vários grupos musculares durante a atividade.
Para avaliação da Aptidão cardiorrespiratória utilizou-se o Teste de Ruffier. Os dados foram analisados através de estatísticas descritivas (média, desvio padrão, valores mínimos e máximos).
A aptidão cardiorrespiratória é a capacidade do organismo como um todo de resistir à fadiga em esforços de média e longa duração, cuja função depende fundamentalmente da captação e distribuição de oxigênio para os músculos em exercício, incluindo também os sistemas cardiovasculares (coração e vasos sanguíneos) e o ...
Em grupos de adolescentes, a atividade física movida pela aptidão física é importante para o desenvolvimento de habilidades psicomotoras e para o desenvolvimento intelectual, podendo favorecer um melhor rendimento escolar e também melhor convívio social.
5 benefícios de ter um bom condicionamento físico
A prática regular de atividade física traz vários benefícios ao organismo, tais como, melhora das funções cardiovasculares, previne doenças degenerativas, diminui os índices de gordura corporal, melhora dos aspectos psicológicos, tais como, humor, sono, ansiedade, estresse, entre outros.
A recomendação da OMS estabelece um mínimo de 150 minutos semanais de atividade física aeróbica, de intensidade moderada, ou 75 minutos de exercício vigoroso. Mas mesmo esse tempo pode ser insuficiente.