Resumo sobre as Propriedades da Matéria
As propriedades da matéria auxiliam na identificação de uma substância e podem ser: físicas, funcionais, químicas, organolépticas, entre outras. Matéria é tudo aquilo que ocupa lugar no espaço e possui massa.
Características de uma substância que podem ser percebidas com nossos sentidos são chamadas de propriedades organolépticas. Todas as substâncias possuem determinadas características que podem identificá-las. ...
Chamamos de propriedades organolépticas aquelas que podem ser facilmente percebidas pelos nossos sentidos: olfato, visão, paladar e tato. São elas: Cor, brilho, transparência, brilho, textura, odor e sabor. Ao nosso redor é possível distinguir várias cores, mesmo quando estamos sob a luz do Sol, que é branca.
Chamam-se propriedades organolépticas às características dos materiais que podem ser percebidas pelos sentidos humanos, como a cor, o brilho, a luz, o odor, a textura, o som e o sabor..
Algumas dessas propriedades são: cor, cheiro, sabor, brilho e dureza. Por exemplo, a água é um líquido incolor, insípido e inodoro. As propriedades funcionais são características constantes em determinadas matérias, sendo pertencentes a um mesmo grupo funcional, tais como os ácidos, bases, óxidos e sais.
A palavra Organoléptica origina do Grego: organon = organismo e letpos = que impressiona....As Propriedades Organolépticas dos Alimentos são:
As propriedades organolépticas como a cor de uma água é conseqüência de substâncias dissolvidas. Quando pura, e em grandes volumes, a água é azulada. ... O odor e o sabor de uma água dependem dos sais e gases dissolvidos.
As propriedades físicas podem ser intensivas e extensivas. As intensivas não dependem da quantidade da amostra, já as extensivas dependem da quantidade de material. ... Já as propriedades físicas são aquelas que são analisadas e coletadas sem que a composição do material se modifique.
Matéria é tudo que ocupa espaço e possui massa de repouso (ou massa invariante). ... A massa é dita por alguns como sendo a quantidade de matéria em um objeto e volume é a quantidade de espaço ocupado por um objeto, mas esta definição confunde massa com matéria, que não são a mesma coisa.
As propriedades da matéria podem ser classificadas em físicas (podem ser observadas e medidas sem alterar a composição) ou químicas (transformam-se em outro material). A Química estuda os materiais, as transformações que eles podem sofrer e a energia envolvida nesses processos.
Uma propriedade química é uma propriedade qualificada das substâncias, ou seja, varia de substância para substância, seja ela simples (elemento) ou não (composto). ... Já as propriedades químicas seriam a eletronegatividade, eletropositividade, raio atômico, raio iônico, raio covalente e eletroafinidade.
As propriedades físicas é o estado em que um elemento químico é encontrado na natureza, sendo ele: sólido, líquido ou gasoso. Já as propriedades químicas é capacidade de um elemento químico apresentar ou não condutibilidade elétrica, calor, brilho, ser ou não inflamável e etc.
É a polaridade que garante algumas importantes propriedades da água, tais como seu ponto de fusão e ebulição, bem como a capacidade de dissolver substâncias. As moléculas de água agregam-se umas às outras por meio de ligações de hidrogênio.
Oxidane
Propriedades físico-químicas da água
A maior densidade da água doce é em 4ºC. Na água salgada, com salinidade de 35, o ponto de congelamento é -1,9°C. A habilidade dos íons e de certas moléculas de se dissolver na água é devida à polaridade. A água possui a capacidade de dissolver mais substâncias e em maior quantidade do que qualquer outro líquido.