Jaguatirica, gato-do-mato, onça pintada, lobo-guará, entre outros. O escorpião, texugo, vaga-lume, tarântula, rato, toupeira, gambá, lobo, também são animais noturnos. E essa lista ainda é muito vasta. Cada tipo de animal tem suas próprias características, que lhes ajudam a sobreviver durante a noite.
O procedimento é sempre o mesmo: retirar um por um dos animais, realizar limpeza de fezes e urina, fazer a higienização completa para pragas que parasitam o morcego, e depois aplicar um produto repelente a base de citronela — com duração estimada de um ano.
A principal doença transmitida pelos morcegos é a raiva, mas apenas uma parcela desses animais desenvolve a doença e a transmite. A raiva é uma doença fatal para o ser humano e os animais.
Qualquer espécie de morcego pode estar infectada com o vírus da raiva e transmitir a doença para a vítima pela saliva, quando morde ou lambe a presa, ou por arranhão. Devido ao risco de transmissão da doença, a mordida do morcego é sempre considerada como agressão grave e deve ser tratada rapidamente.
A raiva é uma doença infecciosa viral aguda, que acomete mamíferos, inclusive o homem, e caracteriza-se como uma encefalite progressiva e aguda com letalidade de aproximadamente 100%. É causada pelo Vírus do gênero Lyssavirus, da família Rabhdoviridae.
A alimentação dos morcegos varia conforme a espécie. Assim, existem os que se alimentam de frutos (frugívoros), de néctar e pólen das flores (nectarívoros), de insetos (insetívoros), de pequenos vertebrados (carnívoros) e sangue (hematófagos).
Onívoros. São adaptados para vários hábitos alimentares. Se alimentam de insetos, pólen, néctar e frutas e, às vezes, pequenos invertebrados.
Se você está se perguntando como se livrar dos morcegos....Confira a lista abaixo:
Por conta da dieta baseada principalmente em frutas e por seus voos noturnos, os morcegos são importantes polinizadores e dispersores de sementes. ... Diversas espécies com as quais os morcegos interagem têm importância econômica e, de graça, prestam serviços ambientais que, se cobrados, custariam uma fortuna.
São possíveis sinais de comportamento alterado: morcegos voando durante o dia ou pousados em local iluminado, que adentram as casas e tocam o chão, que estejam se arrastando ou encontrados mortos.
Quando acontece uma demolição de uma construção antiga ou uma limpeza que levante muita terra e pó, os esporos do fungo se espalham pelo ar, podendo ser inalado pelos indivíduos. E assim se dá a transmissão da histoplasmose.