O chá de folhas de hortelã é bom para ajudar na digestão, para reduzir a náusea e o vômito e para acalmar o intestino. Ingredientes: 2 a 3 colheres de folhas frescas, secas ou trituradas de hortelã; 150 ml de água fervente.
Instruções de Preparo
O ideal é consumir duas xícaras do chá de cavalinha por dia, uma de manhã e outra à tarde. A bebida poderosa não deve ser consumida por gestantes, pessoas que têm pressão baixa, insuficiência renal e por aqueles que usam medicamentos diuréticos e anti-hipertensivos.
“Os chás são contraindicados para pacientes com hipotireoidismo, hipertireoidismo, aqueles que são sensíveis à cafeína, os hipertensos, os portadores de gastrite ou refluxo, as gestantes, lactantes e pessoas que fazem uso de medicamentos que estimulem o sistema nervoso”.
O chá de amora, normalmente feito a partir da folha de amora, é uma bebida natural rica em vitaminas e minerais. O chá é muito utilizado para tratar desconfortos e doenças como sintomas de resfriado, diabetes, problemas nos vasos sanguíneos, entre outras.
- Colocar a água em um recipiente e acrescentar uma colher de sopa de folhas de amoreira secas. - Quando estiver morno, coar e beber sem adoçar. A nutróloga destaca que o chá pode ser guardado na geladeira ou em uma garrafa térmica por não mais que 24 horas. Como deve ser o consumo do chá de amora?
As folhas da amoreira também ajudam na regulação hormonal durante o climatério e menopausa. Ferver a água e depois acrescentar as folhas de amoreira bem lavadas e picadas. Deixa repousar por 10 a 15 minutos, coar e tomar durante o dia.
Modo de consumo O chá de amora deve ser feito a partir das folhas ou frutos da própria amora. Para preparar o chá com as folhas, para cada um litro de água utilize de cinco a dez folhas de amora.
Basicamente o chá de folha de amora, pode ser feito com folhas secas ou com folhas frescas, diretamente da árvore. Todavia, se você for fazer o chá com as folhas frescas, você deve cortá-las com as próprias mãos, colocar em um pilão e amassar. No final, é só colocar água fervente e deixar agir por cinco minutos.
Em uma camada fina, coloque as folhas sobre uma assadeira. Deixe-as longe do sol, para fermentar por cerca de 3 dias. Quando as folhas desenvolverem um cheiro de rosa, espalhe-as em uma única camada e deixe que sequem por mais três ou quatro dias.
Alivia as cólicas menstruais, sendo necessário para isso consumir 2 xícaras de chá de amora por dia; Auxilia no tratamento das mucosas da boca, inflamações de garganta e da pele; Ajuda no tratamento de infecções, devido a sua propriedade antibacteriana.
O chá de amora pode ser utilizado para prevenir e tratar a diabetes. Isso porque ele contém um composto químico, chamado 1-desoxinojirimicina (DNJ), que diminui os níveis de açúcar no sangue após as refeições ricas em carboidratos.
Malefícios: há contraindicações? Apesar de a bebida ser natural, é preciso dar atenção à quantidade consumida. Em excesso, o chá de amora pode causar efeitos colaterais, causando náuseas e vômitos. Também não é recomendado que mulheres no período gestacional façam uso do chá sem acompanhamento ou orientação médica.
Para obter os benefícios proporcionados pela planta é necessário utilizar o chá da maneira correta. De acordo com Tresmondi é recomendado tomar uma xícara de chá toda manhã por 21 dias e depois fazer um intervalo de 7 dias. “Você coloca uma folha de amora para uma caneca de água, mistura, abafa e desliga o fogo.