No Brasil, a arquitetura modernista se iniciou nas primeiras décadas do século XX e atingiu seu ápice nos anos 1950, tendo como principais expoentes Oscar Niemeyer e Lúcio Costa. O estilo moderno na arquitetura privilegia o simples e a função social das obras.
A primeira obra de grande porte realizada no Brasil foi o Palácio de Friburgo, residência oficial construída pelo conde João Maurício de Nassau entre 1640 e 1642 no Recife, então sede da colônia de Nova Holanda.
O primeiro arquiteto preto de que se tem registro no Brasil é um ex-escravo chamado Joaquim Pinto de Oliveira, ou simplesmente Tebas – que, na língua quimbundo, significa “alguém de grande habilidade”.
Projetar uma casa, loja, indústria, praça ou museu exige bastante conhecimento em Desenho Técnico, Matemática e Engenharia Civil. Por esta razão o curso de Arquitetura é considerado como pertencente às Ciências Exatas.
O mercado de trabalho para o profissional formado em Arquitetura encontra-se em expansão no país, em especial no setor de construção civil. Além disso o setor público também tem aumentado a procura por arquitetos. As regiões que mais oferecem vagas para esse profissional são a Sudeste e a Sul.