Um estudo de corte é realizado, por exemplo, a fim de conhecer as causas de uma doença e estabelecer a relação entre fatores de risco e desfechos de saúde. Este tipo de estudo é feito comparando uma população exposta a uma doença com indivíduos não expostos.
Os estudos observacionais podem ser feitos em quatro abordagens diferentes: o Estudo de Casos, de Coorte, de Caso-Controle e Transversal. Eles diferem principalmente pelo tempo de avaliação, abrangência e relação temporal entre o desfecho (p.e. manifestação da doença) e exposição (p.e. fator de risco).
O estudo de coorte é um estudo observacional no qual os indivíduos são classificados (ou selecionados) segundo o status de exposição (expostos e não expostos), sendo seguidos para avaliar a incidência da doença em determinado período de tempo.
para 1. Desta forma, se p = 1/2, a chance é 1 para 1; p = 2/3, a chance é 2 para 1. A Raz˜ao de Chances (odds ratio) (RC)éa chance de doença (do evento “desenvolver a doença”) entre indivıduos expostos dividido pela chance de doença entre n˜ao-expostos.
É definido como sendo a razão entre a incidência entre indivíduos expostos pela incidência entre os não-expostos. É usualmente utilizado em estudos de coorte. O odds ratio é uma estimativa do risco relativo.