É possível haver uma segunda infecção por hanseníase, mas não é comum. A prática de atividades físicas depende do grau de sensibilidade e de motilidade dos membros superiores e inferiores. Procure um dermatologista ou hansenólogo para avaliar o quadro.
Os medicamentos que podem ser usados para curar a hanseníase são os antibióticos Rifampicina, Dapsona e Clofazimina, de forma combinada entre eles.
Como é possível prevenir-se? Através do diagnóstico precoce, tratamento e educação sanitária (exame precoce dos contatos intradomiciliares) e vacinação pela BCG.
A indicação de primeira linha no tratamento da hanseníase é o antibiótico Dapsona.
Tratamento - O tratamento do paciente com hanseníase é feito com um combinado de medicamentos antibióticos, além de reabilitação física e psicossocial nos casos mais graves.
As leptospiras presentes na água penetram no corpo humano pela pele, principalmente se houver algum arranhão ou ferimento. O contato com água ou lama de esgoto, lagoas ou rios contaminados e terrenos baldios com a presença de ratos também podem facilitar a transmissão da leptospirose.
A lepra é uma doença altamente contagiosa, podendo ser transmitida de pessoa para pessoa através do contato com secreções respiratórias de uma pessoa infectada.
A lepra é endémico em diversas regiões do mundo. A única protecção tem vindo actualmente da vacinação com BCG (bacilo Calmette-Guerin), uma única dose de que dá 50 por cento ou uma protecção mais alta contra a doença.
A lepra é transmitida por gotículas de saliva. O bacilo Mycobacterium leprae é eliminado pelo aparelho respiratório da pessoa doente na forma de aerossol durante o ato de falar, espirrar, tossir ou beijar.