Programa Executável: código que pode ser executado pelo sistema operacional. (Extensão do programa-executável: . EXE) Tempo de Compilação: durante o processo de conversão entre código-fonte e código-objeto.
Ao utilizar o método de compilação, o compilador irá ler o código, fazer todas as análises sintáticas e demais processos, para, por fim, gerar um arquivo código-objeto ou um arquivo executável. Já na interpretação, nenhum arquivo ou código é gerado, e sim uma tradução instantânea, em tempo de execução.
Código-fonte são as linhas de programação que formam um software em sua forma original. Inicialmente, um programador "escreve" o programa em uma certa linguagem —como C++ ou Visual Basic.
Ele é perigoso? Arquivos executáveis são os que realizam comandos quando abertos pelo usuário. Extensões comuns para esses arquivos são EXE, BAT e COM. Passe o antivírus nos arquivos antes de abri-los.
O processo de compilação do programa é feito pelo compilador, em que este pega seu arquivo de código C, adiciona as bibliotecas que você incluir no programa, e transforma tudo isso em código assembly, e manda o montador transformar isso em código de máquina, que é a linguagem que o processador é capaz de executar.
Basicamente o processo de tradução e execução de uma linguagem de alto nível começa com um programa em linguagem de alto nível sendo compilado para um programa em assembly, e após essa operação ele é montado, através de um montador, em um módulo objeto em linguagem de máquina.
Execução do programa Um programa de computador é primeiramente carregado na memória do computador (usualmente pelo sistema operacional). O sistema operacional organiza três blocos de memória, também chamados segmentos. O primeiro é o segmento de código, que é estático em tamanho e em conteúdo.
Fases da compilação
Seu funcionamento. O compilador pega um texto, o analisa caractere por caractere, tenta achar padrões reconhecíveis por uma gramática preestabelecida, faz uma análise se tudo faz sentido e gera um conjunto de dados que permitirá a criação do programa a ser executado.
Compilação é o processo de tradução de um programa escrito em linguagem de alto nível para código em linguagem de máquina.
Um compilador é um programa de sistema que traduz um programa descrito em uma linguagem de alto nível para um programa equivalente em código de máquina para um processador. ... A segunda atividade é a síntese, que traduz o programa a seu equivalente em linguagem simbólica.
O compilador Java, chamado javac, compila o código-fonte do Java para um código de nível intermediário chamado códigos de bytes. ... Um programa escrito em Java é eficiente, por ser compilado, e capaz de ser executado em múltiplas plataformas, por ser interpretado.
Uma das grandes vantagens dos compiladores é sua velocidade de execução, muito em função do que já falamos sobre traduzir todo o código de uma vez. Não precisar fazer a conversão toda vez que o sistema é executado dá uma eficiência muito maior do que um interpretador.
Basicamente, um compilador é um programa (ou um conjunto deles) como qualquer outro, porém seu objetivo principal é o de traduzir todas as suas linhas de código para outra linguagem – normalmente, uma de alto nível para outra de baixo nível (Assembly ou linguagem de máquina).
o melhor compilador de C, sem duvida é o gcc, para windows vc pode procurar o DEV-C++, que eh uma ide para c, c++ e outras e tem o compilador gcc. Agora se vc utilizar linux o gcc jah vem imbutido em algumas distros...
Linguagem interpretada é uma linguagem de programação em que o código fonte nessa linguagem é executado por um programa de computador chamado interpretador, que em seguida é executado pelo sistema operacional ou processador.
O compilador é um programa do sistema que traduz um programa escrito em alto nível para linguagem para um código equivalente da máquina do computador. Os interpretadores leem um código fonte de uma linguagem e os convertem em código executável. ...
Ou seja, tradutores e intérpretes trabalham com idiomas de maneiras formas diferentes: escrita e oralmente. A precisão é fundamental para a tradução, mas não é tão importante para a interpretação. Enquanto o tradutor precisa de tempo e pesquisa para o seu trabalho, o intérprete deve traduzir instantaneamente.
Interpretador: O interpretador ao contrário do compilador roda o código-fonte escrito como sendo o código objeto, ele traduz o programa linha a linha, o programa vai sendo utilizado na medida em que vai sendo traduzido. Cada execução do programa precisa ser novamente traduzido e interpretado.
A IDE faz a ponta para ligar linguagem de programação com o compilador/interpretador, um exemplo onde isso fica bem evidente seria, utilizar C/C++ no windows, a linguagem seria o C/C++, o compilador geralmente é e o gcc(através do cwyng) e a IDE o eclipse ou o codeblocks.
IDE, ou ambiente de desenvolvimento integrado, é um software que combina ferramentas comuns de desenvolvimento em uma única interface gráfica do usuário (GUI), facilitando o desenvolvimento de aplicações.
10 IDEs para você testar hoje mesmo em seus projetos
Exemplos
Em uma definição mais técnica, IDE é um ambiente de desenvolvimento integrado, que conta com features de preenchimento automático de linguagem, correção de sintaxe e bugs. Com uma IDE, você também pode utilizar-se de features de debugging (teste do seu código), compilação de código, entre outras.
Quais as melhores IDE's de Java
Como escolher o melhor IDE de programação