Classificação dos tipos de biomassa utilizados como fonte energética
Os resíduos agrícolas, madeira e plantas - como a cana de açúcar, o eucalipto e a beterraba, colhidos com o objetivo de produzir energia - são os exemplos mais comuns da biomassa.
A biomassa pode ser classificada em quatro categorias, de acordo com a sua origem: Culturas para fins de geração de energia: são cultivadas para a produção de energia. ... Sub-produtos orgânicos: O processamento da biomassa para criação de produtos, forma um grupo adicional de sub-produtos.
A energia é obtida através da combustão da lenha, bagaço de cana-de-açúcar, resíduos florestais, resíduos agrícolas, casca de arroz, excrementos de animais, entre outras matérias orgânicas.
Alguma das vantagens da Biomassa está no baixo custo de sua aquisição; A não emissão de dióxido de enxofre, tão poluente ao meio ambiente; As sobras de cinzas são menos agressivas ao meio ambiente que as provenientes de combustíveis fósseis; Menor corrosão dos equipamentos (cadeiras, fornos, etc.)
Biomassa é a matéria orgânica, que pode ser utilizada na produção de energia. ... As vantagens do uso da biomassa na produção de energia são o baixo custo, o fato de ser renovável, permitir o reaproveitamento de resíduos e ser bem menos poluente que outras fontes de energia como o petróleo ou o carvão.
A energia de biomassa é o resultado da combustão de matérias-primas orgânicas, comumente restos de madeira e paletes. Embora venha sendo anunciada como a energia do futuro, a biomassa é na verdade uma das formas mais arcaicas de produção de energia conhecidas pelo homem.
A biomassa oriunda do bagaço da cana-de açúcar é uma alternativa de energia renovável com potencial para complementar a geração de energia proveniente da hidrelétrica do País. A produção dessa energia ocorre justamente no período da estação seca, em que os reservatórios se encontram no nível mais baixo.
Como fazer biogás? O biogás é um tipo de biocombustível produzido a partir da decomposição de materiais orgânicos (de origem vegetal ou animal), que são decompostos, produzindo uma mistura de gases, cuja maior parte é composta de metano.
Biogás é o nome comum dado a uma mistura de gases que foi produzida pela decomposição biológica da matéria orgânica na ausência de oxigênio. Normalmente consiste em uma mistura gasosa composta principalmente de gás metano (CH4) e gás carbônico (CO2), com pequenas quantidades de gás sulfídrico (H2S) e umidade.
O biodigestor é um equipamento utilizado para acelerar o processo de decomposição da matéria orgânica através da ausência de oxigênio. Esse processo é denominado biodigestão. As vantagens da biodigestão através do equipamento são: o reaproveitamento do resíduo orgânico, a produção de fertilizantes e biogás.
O biogás é produzido através da decomposição do lixo orgânico, o qual libera o chorume, um líquido escuro e viscoso, que por sua vez, produz o gás metano (CH4). São nos aterros sanitários que o lixo orgânico é despejado, onde há uma preparação do solo para que não ocorra contaminação.
Na geração de energia do biogás, ocorre a conversão da energia química do gás em energia mecânica por meio de um processo controlado de combustão. Essa energia mecânica ativa um gerador que produz energia elétrica. O biogás também pode ser usado em caldeiras por meio de sua queima direta para a cogeração de energia.
O biogás é um recurso energético renovável que deriva da decomposição de matéria orgânica. ... Ele é usado como um combustível renovável em caldeiras, veículos, etc.; principalmente pela grande quantidade de gás metano em sua composição.
Principais desvantagens do biogás: - O sistema de armazenamento é complexo e de valor elevado. - O sistema de produção também de alto custo no Brasil. - Há emissão de Dióxido de Carbono (CO2).