Resposta. 1) Uma das principais consequências da reforma Anglicana foi o fortalecimento da classe burguesa, que aproveitou a brecha entre o conflito entre o rei e a igreja católica, ganhando mais presença na economia, e futuramente ganharia vez no poder, dando início a primeira revolução industrial.
Resposta. O ato de Supremacia de 1534 foi um decreto do parlamento inglês que declarou ser Henrique VIII o chefe da igreja da Inglaterra suprimindo os mosteiros católicos e confiscando os bens eclesiásticos, que foram incorporados ao Estado.
Resposta. Resposta: A decisão foi após Henrique VIII ser excomungado, foi decretado na Inglaterra o Ato de Supremacia, pelo qual o soberano inglês passava a ser o chefe supremo da Igreja da Inglaterra.
Anglicanismo e Catolicismo As crenças, doutrinas e dogmas da Igreja Anglicana assemelham-se às católicas. Dentre as principais semelhanças destacamos os fatos de os anglicanos acreditarem na palavra contida na Escritura Sagrada, bem como de praticarem os sacramentos do Batismo e da Eucaristia.
Resposta. "O primeiro Ato de Supremacia (em inglês: Act of Supremacy) foi criado pelo rei Henrique VIII de Inglaterra concede Real Supremacia (Royal Supremacy) à autoridade legal do Monarca do Reino Unido.
Os Atos de Supremacia (em inglês: Act of Supremacy) são dois atos aprovados pelo Parlamento da Inglaterra no século XVI, que estabeleceram os monarcas ingleses como chefes da Igreja da Inglaterra. A Lei de 1534 declarou o rei Henrique VIII e seus sucessores como o chefe supremo da Igreja, substituindo o papa.
O motivo que levou o soberano inglês Henrique VIII a se desligar da Igreja de Roma foi a não aceitação de seu pedido de divórcio enviado ao papa Clemente VI. Henrique VIII era casado com Catarina de Aragão, nobre de origem espanhola.
Rei Henrique VIII, que instituiu a Igreja Anglicana. ... O resultado é o rompimento do rei inglês com a igreja católica. O rompimento trazia a vantagem de acabar com a influência da igreja na política da Inglaterra e deixava a nobreza local livre para apossar-se das terras e dos bens da igreja.
Resposta: Após Henrique VIII ser excomungado, foi decretado na Inglaterra o Ato de Supremacia, pelo qual o soberano inglês passava a ser o chefe supremo da Igreja da Inglaterra. Com essa medida, era criada a chamada Igreja Anglicana.
Resposta. O anglicanismo manteve sua aparência católica, os símbolos e rituais parecem bastante com o catolicismo, mas o conteúdo abordado nessa religião é protestante defende a doutrina, a mensagem, a salvação unicamente pela fé em Cristo sem as obras.
Com a oficialização da igreja anglicana, o rei Henrique VIII confiscou as terras da Igreja católica e ampliou o seu poder. A reforma anglicana representou uma ruptura muito mais política do que religiosa. ... Foi graças ao Ato de Supremacia que as leis da igreja deixaram de estar acima das leis do Estado.
Ao romper com a Igreja Católica a Inglaterra ganhou o controle sobre suas próprias figuras religiosas. Com isto, foi possível, por exemplo, que o Rei se divorciasse e que tomasse para si (e para o clero fiel) as posses da Igreja no país.
O anglicanismo, a religião oficial em terras de sua majestade, foi instituído por Henrique VIII no século XVI e é adoptado pela maioria dos britânicos crentes.
Resposta. Resposta: No Século XVI a Igreja Católica era criticada pelo nível de corrupção dos padres (e suas ações imorais), pela prática das indulgências, por estar demasiadamente interessada em assuntos terrenos, intrometendo-se na política e por perseguir aqueles que pensavam diferente.
Os anglicanos acreditam na Santíssima Trindade e seguem, como todos os cristãos, as Sagradas Escrituras. Entre o catolicismo e o protestantismo, escolheram o caminho do meio.
31 de Março de 1821
1821
Tomás de Torquemada
século XIII