A Política Estadual de Saúde do Idoso, tem por objetivo garantir a Atenção Integral à Saúde das pessoas com 60 anos ou mais, promovendo a manutenção da capacidade funcional e da autonomia, contribuindo para um envelhecimento ativo e saudável.
Ações: O PAISI envolve um conjunto de ações voltadas para a promoção, prevenção e recuperação da saúde e/ou manutenção de uma qualidade de vida.
A finalidade primordial da Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa é recuperar, manter e promover a autonomia e a independência dos indivíduos idosos, direcionando medidas coletivas e individuais de saúde para esse fim, em consonância com os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde.
Nesse contexto, a política tem como principais diretrizes:
Assim, a PNSPI estabelece como suas diretrizes: Promoção do envelhecimento ativo e saudá- vel; Atenção integral, integrada à saúde da pessoa idosa; Estímulo às ações intersetoriais, visando à integralidade da atenção; Provimento de recursos capazes de assegurar a qualidade da atenção à saúde da pessoa idosa; Estímulo à ...
5 doenças que mais acometem os idosos
Na terceira idade as doenças mais frequentes são do aparelho circulatório e respiratório
As doenças cardiovasculares representaram a maior causa de óbito. Além disso, há algumas diferenças em relação à faixa etária, como a maior proporção de mortalidade, nos idosos mais velhos, das doenças neurológicas, das causas externas e das mal definidas.
Estudo pautado em dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) de 2003 revela que os principais fatores associados à incapacidade em idosos são o sexo feminino, maior idade, presença de doenças crônicas, autoavaliação ruim de saúde, baixa renda e baixa escolaridade.
A incapacidade funcional é definida como a dificuldade ou dependência do idoso na realização individual das atividades de vida diária, limitando a sua autonomia e independência. como consequência reduz a qualidade de vida e aumenta o risco de dependência, institucionalização e morte prematura.
A mobilidade funcional pode ser avaliada por meio do teste Timed Up and Go (TUG). Ele deve ser realizado com o idoso totalmente sentado em uma cadeira, com os pés totalmente apoiados no solo. Ao sinal de “partida” deverá levantar da cadeira.
Uma das informações mais citadas em diretrizes de avaliação perioperatória é a capacidade funcional do paciente. Esta costuma ser expressa na forma de equivalentes metabólicos ou METS. A quantidade de METs pode ser estimada pelo teste ergométrico.