Vários fatores são importantes para o retorno venoso para o coração.
adjetivo Formado por veias: sistema venoso. Pertencente às veias: paredes venosas. [Anatomia] Sangue venoso, sangue pobre em oxigênio e rico em gás carbônico.
O sistema venoso é a parte do sistema circulatório em que o sangue é transportado da periferia de volta para o coração. Podemos distinguir entre o sistema venoso superficial e o profundo. O sistema venoso superficial subcutâneo nas pernas inclui a veia safena magna e a veia safena parva.
Fluxo axoplasmático anterógrado: Após a formação no retículo endoplasmático, diversas organelas e proteínas são exportadas para a periferia do axônio. Fluxo axoplasmático retrógrado: Transporte de substâncias ou restos celulares para o núcleo, a fim de promover a sua reciclagem ou eliminação.
Veias varicosas (termos médicos: varizes, varicoses ou varicosidades) são veias dilatadas e tortuosas (3 mm de diâmetro ou maiores) que aparecem como inchaços complexos. Às vezes, as veias varicosas se projetam como protuberâncias semelhantes a nós na superfície da pele.
As veias perfurantes insuficientes são uma das principais causas de recorrência de varizes após um procedimento. As veias perfurantes comunicam o sistema venoso superficial com o profundo nas pernas, drenando o sangue do primeiro para o segundo.
As veias perfurantes drenam o fluxo das veias safenas magna e parva para as veias profundas ou musculares ou o fluxo de veias tributárias independentes do sistema das veias safenas, e podem desempenhar diferentes papéis hemodinâmicos.
“O tratamento das veias perfurantes deve sempre ser feito. Hoje podemos tratá-las com ligadura simples, onde identificamos previamente a localização e damos um nó na veia, ou podemos fechá-la com laser. Ambas as técnicas são muito seguras e podem ser realizadas com anestesia local”, finaliza o Dr. Daniel Benitti.
Chama-se perfurante porque perfura a aponeurose, dirigindo-se da superfície para a profundidade. Existem muitas veias perfurantes ao longo do trajecto das veias safenas, magna e parva.
As veias podem ser classificadas em profundas e superficiais. As veias superficiais são aquelas que transitam acima da fáscia muscular e que podem ser vistas através da pele. São mais calibrosas nos membros e no pescoço. Devido a sua localização, elas podem ser usadas como vias de acesso para punções.