Megômetro digital é um instrumento de medição utilizado para a medir resistência de isolamento. O megômetro mede valores elevados de resistências elétricas onde o ohmímetro não consegue medir.
Megômetro: Como funciona
A resistência de isolamento é a medida da dificuldade oferecida à passagem de corrente pelos materiais isolantes. ... O ensaio consiste em aplicar no isolamento uma tensão em corrente contínua, com valores entre 500 V e 10.
Existem dois métodos para realizar um ensaio de resistência de isolamento, um deles é curto-circuitar os terminais positivo e negativo da string antes de medir a resistência de isolamento entre o ponto de curto-circuito e o terra.
A norma IEEE 43 para testes de resistência de isolamento de motores eléctricos dá um valor mínimo aceitável de 1 megaohm mais 1 megaohm por quilo- volt da tensão operacional do motor.
A medição da resistência de isolamento é realizado por meio de um Megôhmetro. O teste funciona da seguinte forma: uma tensão CC de 500 ou 1000 V é aplicada entre os enrolamentos e a carcaça do motor. Durante a medição e logo a seguir, alguns dos terminais operam com tensões perigosas e não devem ser tocados .
A medição da resistência de isolamento é realizado por meio de um Megôhmetro. O teste funciona da seguinte forma: uma tensão CC de 500 ou 1000 V é aplicada entre os enrolamentos e a carcaça do motor. Durante a medição e logo a seguir, alguns dos terminais operam com tensões perigosas e não devem ser tocados .
A regra geral para avaliar esta isolação é: 1MegaOHM + 1KOHMs/Volt. Se a medição for inferior a este valor, podem-se instalar externamente resistências de aquecimento junto à carcaça na intenção de, com o aquecimento, evaporar a umidade interna do motor.
Aquecimento excessivo O calor excessivo nos motores pode causar uma série de problemas de desempenho. O superaquecimento faz com que o isolamento do enrolamento do motor se deteriore rapidamente. Por cada aumento de temperatura de dez centígrados, a vida de isolação é cortada pela metade.
1- Confira o enrolamento em busca de um curto-circuito. A maioria dos motores em curto-circuito não funcionará e provavelmente queimará o fusível ou desligará o disjuntor instantaneamente. 2 – Use um medidor de ohm para verificar o valor da resistência. Configure seu ohmímetro para teste de resistência ou Ohns.
Para a realização do teste da resistência de isolamento em cabos, utiliza-se um equipamento chamado megohmetro, por um tempo de, aproximadamente, 60 segundos, em corrente contínua, com tensões injetadas de acordo com a normalização técnica.
Conecte as pontas de prova sobre o objeto a ser medido. O valor medido será exibido no display. Quando a medida de tensão for completada, desfaça a conexão entre as pontas de prova e o circuito em teste, e remova as pontas de prova dos terminais do instrumento.
A resistência dos resistores pode ser medida no multímetro, movendo o seletor para a seção “Ω”. O multímetro permite medir resistências desde alguns ohms até no máximo 2 mega ohms (2 milhões de ohms). As 5 posições do seletor são suficientes para medir com uma precisão razoável a maior parte dos resistores mais comuns.
Você precisa colocar seu multímetro em escala de tensão alternada, depois deverá escolher uma tomada de sua residência e inserir uma ponteira no orifício Fase e outro no terra, independentemente da cor, pois o valor a ser mostrado não sofrerá alteração na sua medição de aterramento, e no seu multímetro deverá aparecer ...
Verificar se a resistência está queimada Ligue o chuveiro, deixe a água cair e depois feche. Desligue o disjuntor, ligue novamente e repita o processo. Caso a água não esquente, provavelmente a resistência do chuveiro queimou.
Toque um terminal na extremidade do componente e o outro, na extremidade oposta. O número presente na tela será 0,00, OL ou o valor real da resistência. Se o valor exibido for igual a 0, isso indica que a amplitude definida é alta demais e precisa ser diminuída.
Se as duas resistências forem iguais, então a corrente elétrica será igual nos dois resistores. Mas se diminuirmos o valor da resistência em R1, haverá um aumento na corrente elétrica que passa por ele e também na corrente elétrica fornecida pela fonte.
Como assim? Quando a resistência do chuveiro aquece sem o contato com a água, não há nada para absorver a energia térmica gerada e, por isso, é inevitável que ela queime, podendo se romper e, até mesmo, pegar fogo.
Verifique se a resistência está mesmo queimada. Ligue o chuveiro e deixe cair água por uns 30 segundos, depois feche-o. Aí desligue o disjuntor, aguarde 10 segundos e ligue-o novamente, volte ao banheiro e repita o processo de ligar e desligar o chuveiro.
Quando o chuveiro for ligado no modo quente no próximo banho, um choque térmico acontecerá com a água fria acumulada e a água quente, o que pode ocasionar na queima de um dos polos da resistência. Para evitar que isso aconteça, ligue o chuveiro no morno e então coloque para o quente.
Se seu chuveiro não esquenta, o problema pode estar na resistência que esta queimada. Esse problema é muito comum de acontecer durante a vida útil de um chuveiro, como já explicamos antes o tempo de uso e a temperatura em que a resistência comumente é usada, afeta e muito em sua durabilidade.
Problemas na fiação, disjuntor fraco ou baixa pressão: quando o chuveiro não esquenta direito é sinal de que há algum problema elétrico ou de potência que está interferindo no aquecimento da água. Ou seja, você precisará fazer um check-up nas instalações para descobrir onde está a falha.
Fios e disjuntores inadequados para a potência do chuveiro; Chave de temperatura do chuveiro desligada; Pressão e vazão da água incompatíveis; Ligação elétrica interrompida ou danificada (queimada);
Água da caixa ou da rua Mas se ele estiver ligado com a água da caixa, pode ser este o problema, especialmente quando a caixa é muito baixa e não dá a pressão devida, assim, ao sair pouca água, a tendência é ficar mais quente mesmo. A solução aqui é verificar a pressão da água.
Neste caso, dependendo da altura da caixa pode ser que ela não dê a pressão devida e aí acaba saindo pouca água. ... A solução para este caso seria ligar o chuveiro com água da rua ou melhorar a altura da caixa para que ela proporcione uma pressão maior na saída da água.
Há três razões basicamente para o chuveiro não ligar: falta de energia elétrica, defeito ou a quantidade de água é insuficiente para ativá-lo. Falta de energia elétrica: Deve-se verificar se há corrente elétrica chegando até o chuveiro, pois esta é a causa primária.
Normalmente isso acontece devido a um leve declínio no chuveiro que faz com que a água acumulada no bojo do chuveiro vaze pelas pontas,. Pelo mesmo motivo demora um pouco a cair água com pressão ao religar o chuveiro. O seu registro pode está com desgaste no reparo, devido ao tempo de uso, indico vc a troca-lo.
Retire a conexão entre o cano da parede e o tubo ligado ao vaso (é só desenroscar o tubo ligado ao cano) até que a água comece a jorrar. Não se esqueça de colocar um balde próximo à parede para receber a água e evitar molhar o piso. Deixe a água sair até que esteja um fluxo bem forte, e então feche novamente a conexão.