Você sabia que há cinco molhos básicos (ou “molhos mãe”) do qual todos (ou quase todos) os outros molhos da cozinha francesa derivam? Béchamel, espagnole, velouté, hollandaise ou holandês e vermelho são os cinco molhos básicos ou matrizes da cozinha francesa.
Molhos emulsionados São aqueles resultantes de uma emulsão - processo pelo qual dois líquidos antagônicos em sua estrutura molecular, por exemplo água e óleo, são, por meio dispersão em partículas minúsculas, incorporadas temporária ou permanentemente.
Definição: um molho emulsionado é a mistura de vários elementos não miscíveis entre eles, a ligação pode ser feita através de um emulsificante, ou seja, gema de ovo.
Os molhos mais usados são: emulsões frias, os molhos a base de laticínios, coulis. Os molhos utilizados nas saladas são, na maioria das vezes, derivados de vinagre e azeite (vinagrete). O vinagre representa o meio ácido e o azeite a parte do óleo/gordura.
Destinados a acompanhar, temperar, suavizar ou ressaltar alguns sabores, os molhos são indispensáveis para a elaboração de diversos pratos. Eles são tão importantes que, na formação de uma cozinha de alta gastronomia, existe um profissional dedicado a apenas prepará-lo, o saucier.
As bases de cozinha são adicionadas a fundos, molhos, sopas e outras preparações. Elas servem para realçar e acentuar o sabor e o aroma dos alimentos.