:: VULNERABILIDADE GENÉTICA - grande uniformidade genética, extensas áreas plantadas com a mesma espécie, onde podem ocorrer queda substancial no rendimento da lavoura e predisposição a fatores condicionantes bióticos e abióticos.
A variabilidade genética é a diversidade de alelos (formas alternativas de um mesmo gene) presentes nos indivíduos de uma espécie, o que lhes confere diferenças morfológicas e fisiológicas. A variabilidade genética permite que os indivíduos respondam de diferentes maneiras às mudanças que ocorrem no ambiente.
Qual a importância da variabilidade genética? A principal importância da variabilidade genética é que através dela ocorre a evolução e adaptação dos organismos ao ambiente. A variabilidade genética contribui para a persistência evolutiva das espécies.
A seleção natural é um importante mecanismo de evolução proposto por Darwin. Ela garante que os organismos mais aptos a viver em determinado ambiente sejam selecionados.
Por garantir variabilidade genética, ou seja, garantir que indivíduos apresentem DNA diferentes, as mutações são consideradas um ponto importante para o processo de evolução dos seres vivos. ... É por meio delas que características adaptativas importantes surgem, o que garante a seleção de espécies mais adaptadas.
A evolução é a chave para entendermos a história da vida no nosso planeta, uma vez que é através dela que compreendemos as modificações de formas de vida no decorrer do tempo. A Evolução é uma das partes mais importantes da Biologia.
A ideia principal da evolução biológica é que todos os seres vivos compartilham um mesmo ancestral. A partir dela, surgiu a enorme variedade de espécies que encontramos hoje. Pode-se dizer que a evolução é o processo pelo qual os organismos modernos se desenvolveram, a partir de antigos ancestrais.
Biodiversidade, ou diversidade biológica, pode ser definida como a variabilidade entre os seres vivos de todas as origens, a terrestre, a marinha e outros ecossistemas aquáticos e os complexos ecológicos dos quais fazem parte. ... Assim, ela pode variar de acordo com as diferentes regiões ecológicas.
São Paulo - Estudar a interface entre plantas e animais é fundamental para compreender e conservar a biodiversidade da Terra, já que o sistema formado pelas espécies vegetais e os animais que delas se alimentam – em especial artrópodes – corresponde a mais da metade de diversidade biológica existente.
Com o tempo, devido a mudança de habitat, clima e outros fatores que podem ter alterado o ambiente uma espécie inicial vivia, fez com o que o corpo se adaptasse a nova característica do ambiente de quando se reproduz, nasce outro indivíduo com adaptação ao clima atual.
A diversidade dos seres vivos pode ser considerada como resultado de milhões de anos de evolução. ... Além disso, estes seres vivos estiveram mais propensos a mutações biológicas, que levaram ao desenvolvimento de novas características fenotípicas, de forma a gerar a diversidade biológica.
Na taxonomia, a categoria Classe possui maior variedade de seres vivos, por ser mais generalizada que a categoria Família.
Na biologia, Charles Darwin usou o conceito de “árvore da vida” em seu livro A Origem das Espécies (1859): “A grande árvore da vida preenche as camadas da crosta terrestre com seus ramos mortos e quebrados enquanto que as suas magníficas ramificações, sempre vivas e renovadas incessantemente, cobrem a superfície”.
O Lamarckismo, teoria evolutiva proposta por Lamarck, baseia-se em duas leis básicas: uso e desuso e herança dos caracteres adquiridos. A evolução das espécies é um tema bastante discutido em Biologia desde a antiguidade.
Resposta: isso pode ser explicado pela evolução natural dos seres vivos, porque eles se desenvolvem de acordo com o lugar onde vivem e pelas suas necessidades básicas como comer.
As principais características dos seres vivos são a sua composição química comum, a presença de células, o metabolismo, a capacidade de reprodução e a evolução.
Resposta. a) Nas características de um ser vivo, estão envolvidos dois grupos de fatores: internos (genótipo), e externos (ambientais, que neste caso, seria o clima temperatura, luminosidade, pluviosidade entre outros). A soma dos fatores internos com os fatores ambientais, formam o fenótipo do indivíduo.
sao caracteristicas de seres vivos exceto: celulas ;metabolismo ; reproduçao ;crecimento de fora para dentro.
Entre os primatas, seres humanos são os únicos capazes de ficar totalmente na vertical e se locomover sem problemas. Pode parecer uma coisa simples, mas ser bípede e andar com as mãos livres nos permite usá-las como ferramentas, o que, ao longo da evolução humana, foi um grande acontecimento.
“Vivem preferencialmente em ambientes quentes, úmidos e sombreados. São importantes decompositores de matéria orgânica porém algumas espécies podem causar doenças.” Quem são os seres vivos apontados na frase acima? A Os vírus.
São importantes decompositores de matéria orgânica porém algumas espécies podem causar doenças." Quem são os seres vivos apontados na frase acima? * 1 ponto Os vírus. Os Moneras.
Resposta: Para que um ser vivo possa ser chamado de organismo, ele deve apresentar: 2 pontos apenas células apenas tecidos apenas órgãos células, tecidos, órgãos e sistemas.
Os seres vivos mais simples podem possuir apenas uma célula, são chamados de seres unicelulares. Mas há alguns seres pluricelulares que são extremamente simples, pois não possuem nem órgãos, nem tecidos.
Resposta. Resposta: O clima é um dos elementos mais importantes dentro do grupo dos fatores de ordem física, pois este “influencia diretamente as plantas, os animais (incluindo o homem) e o solo.
Resposta. Resposta: As principais características dos seres vivos são a sua composição química comum, a presença de células, o metabolismo, é a capacidade de reprodução e evolução.